Thursday, January 05, 2006

Passagem de ano em Sarzedo...NHÁ !!

Bem vindos a este novo ano de 2006, não vos parece que foi ontem que passaram de 99 para 2000, com todas aquelas teorias do fim do mundo, o bug e aqui estamos 6 anos depois basicamente na mesma.

A passagem deste ano foi em Sarzedo, uma aldeia com cerca de 170 habitantes onde se fica a perceber desde logo que se há estranhos a pernoitar por aquelas bandas, os 170 locais sabem disso. Aliás, assim que chegámos tinhamos a vizinha da casa da frente a fingir que limpava uma janela enquanto tirávamos as compras e as malas dos carros e nos instalámos dentro de casa. Uma espécie de "welcome party"... ou não.

Nesse dia, a maior parte das pessoas não conseguiu dormir devido ao frio. Eu cheguei a pensar em ir dormir para o carro, queria lá saber se Sarzedo inteira me visse ali, já estava a entrar em desespero. O nosso amigo bU é que nem 10 minutos depois já se encontrava "KO".
Depois de uma noite mal dormida, uma pessoa quer é tomar um banho quente para enfrentar melhor o dia... pois... mas para isso ainda se tinha de ir comprar uma bilha de gás, mas os obstáculos não se ficavam por aí. Chegada a bilha, o desafio era fazer com que o esquentador aquecesse a água... tarefa que nos deixou um pouco nervosos, confesso que devido ao stress induzido pela remota hipótese de não termos água quente até me faltou o ar. Quando finalmente essa prova foi "superada", quase que se via ( qual cartoon ) a chama do esquentador nos nossos olhos, e a festa que daí veio foi quase tão intensa como à meia noite desse dia. A torneira da banheira tb tinha os seus truques, nada é fácil em Sarzedo, mas tb é por isso que se torna engraçado.
Banhos tomados seguimos para a Serra da Estrela com dois objectivos:
- Neve;
- e Queijo.
Para chegar à Serra o caminho é tortuoso e por vezes díficil para quem vai atrás no carro... passados cerca de 15 ou 20 km já não tenho bem a certeza, chegámos a Manteigas e a minha vontade de subir para a serra de estrela numa escala de 0 a 10 era -10. Com o almoço toda a má disposição passou, e chegar à torre até foi fácil comparando com o percurso anterior. Muito queijo e presunto têm eles na torre, e se quiserem provam de tudo, vale a pena subir nem que seja pela simpatia das pessoas que trabalham no "mini" centro-comercial. Já para não falar na qualidade dos produtos que vendem. Um dos objectivos foi atingido, em relação à neve, era mais gelo que outra coisa, mas mesmo assim valeu a pena.
Lembram-se do momento cartoon quando o esquentador começou a funcionar? Tive um desses tb quando entrámos no Serra Shopping ao ver a Worten, quase que ouvi sinos... Mas pq ouvir sinos e música quando se vê a worten? Pq na Worten vendem aqueles termo-ventiladores pequenos, baratos... mas que transformam o meu iglô ( entenda-se quarto ) numa cabana de praia situada numa ilha qq das antilhas francesas, posso dizer que durante a noite, cheguei a ter calor... coisa que em mais de 24h por aquelas bandas ainda não tinha tido.
Mas antes disso, foi a passagem... a meia-noite que ninguém tinha a certeza se já teria passado ou não, tive a confirmação com o telefonema do meu pai, que já estávamos no ano 2006. Confettis para cima da couve natalícia, viagem à igreja matriz de Sarzedo onde uma fogueira enorme estava a devorar troncos de árvore... sim a lenha daquela fogueira eram gigantescos troncos, e como não podíamos deixar de o fazer, subimos umas escadas de pedra escorregadias para tocar os sinos.
Esqueci-me de contar o episódio da jeropiga ( fica para outra altura ), mas todas as pessoas têm a sua aldeia, e no café da aldeia já sabem que têm sempre de beber, sejam 8h da manhã ou da noite... e não se pode dizer não, pq é tudo caseiro, feito com tudo ali da terra, e melhor que aquilo não há :).

NHÁ a todos ( para aqueles que percebem...)

19 comments:

bone daddy said...

Pois é...
Parecíamos era uma cambada de cotas porque lembro-me que ainda não eram 3 da manhã de sábado e já estava tudo a bocejar... :p
Queria também aproveitar esta oportunidade para adiantar um pedido de desculpas aos intervenientes devido ao facto da minha disposição, nesta passagem de ano, não ser a mais animada... Mas enfim... Foi o que se pôde arranjar...
Obrigado a todos pela companhia agradável (e um obrigado especial ao Ryder por nos ter providenciado entretenimento gratuito nos últimos 2 dias... :p)
Nhá!!!!

whatever said...

não achei que estivesses desanimado :) eu tb não estava no meu melhor, logo por esse facto peço também desculpa. Para o ano vamos para a Madeira, onde a temperatura são uns amenos 18º e têm mesmo fogo de artificio, e não foguetes apenas :) Senhores: Pede-se o favor de levar smoking Senhoras: Vestido de Noite. A ambos: óculos escuros pq só se chega a casa por volta das 12h/13h :)

whatever said...

e o meu aquecedor querido??? não te serviu é??? loool

bone daddy said...

Ok... ok... Agradecimentros individuais, então...
- Ao Ryder pelo portátil (e respectivos conteúdos)...
- À Bárbara pelo aquecedor da Worten (e respectivo calor gerado pelo mesmo)...
- À Catarina pelos informação acerca de Júlio Dinis (e respectivo aumento do nosso já mui elevado nível cultural)

whatever said...

LOOOOL... júlio Dinis... esse tuberculoso

whatever said...

os conteúdos do portátil... loool na pasta "Novos"...

bone daddy said...

Muito bons, mesmo... :p

whatever said...

viste a cara dele quando lhe perguntaste por esse conteúdo????

priceless :P

el_olive said...

muito bom... muito bom...tou em lagrimas a ler isto...

sim eu sei que tb nao tava no meu melhor estamos a ficar cotas admitam ...

Ok eu realemente peço MIL DESCULPAS pela cena do Julio Dinis mas, nao vos queria ignorantes ...

impagavel é o termo para a cara do querido Ryder...

LuMa said...

Eu não devo ser filha de Deus...

el_olive said...

tu és demasiado mitica para estares aki referida como os comuns mortais LOL


( na minha terra, eu tou basicamente a dar-te manteiga mas da boa da milhafre )

LuMa said...

lol, que maneira bonita de suavizares a questão. Obrigada por te lembrares que também estive lá convosco.
Querido bU, para além do pc do Ryder, do aquecedor da Bárbara e da cultura da Catarina, será que te proporcionei algo de útil, ou foi só decoração... Snif, snif...

bone daddy said...

Os teus agradecimentos são a outro nível mas pronto... Cá vai...
Obrigado por seres assim como és e por olhares para mim como olhas.

el_olive said...

oh... que kidos e melosos... ate fico com a lagrima no cantinho do olho ...nao espera... era mm um xisto esquece la isso...já passou ...LOL

Ryder said...

Não tenho muitas palavras para todo estes comentários pós-passagem. Então para esta última afirmação do bU, tão bonita, tão romântica, tão...
Whatever: Para momentos priceless, temos também a tua cara durante todo o tempo em que eu e o bU estavamos a (tentar e não conseguir) acender o esquentador... E dizeres que depois do almoço até foi fácil chegar à Serra é não mencionar que foste o caminho todo praticamente a dormir.
Mais momentos priceless: o "rendez-vous" no SerraShopping com uma personagem mencionada no mesmo dia, a el_olive a dizer que eu tinha comprado cerveja a mais e o cronómetro do Party musical...
Enfim, parece que nenhum de nós estava nos seus dias, mas felizmente todos gostámos. :)

Ryder said...

E Nhá para toda a gente ;)

whatever said...

mas eu falo na minha cara e no meu stress ao ver que o esquentador não estava a funcionar... refiro tb que não dormi no dia em que á chegámos... e que depois do almoço tudo correu melhor, se não dormes e comes qq coisa quente é certo e sabido que dormes... e se formos a votos, a tua cara quando certos conteúdos foram descobertos é mais "priceless" que a minha !
Votem aí... e já agora... NHÁ

el_olive said...

eu gostei mais da cara dele qd o bU descobriu a famosa pasta no portatil ... se estamos numa de momentos "priceless" esta ficou gravada ...

whatever said...

não sou madeirense, mas o meu namorado é... e já fui à Madeira várias vezes inclusivé na passagem de ano... e tenho de admitir que não há melhor.