Saturday, January 28, 2006

Contracções musculares involuntárias e dolorosas...

Cãibras, para quem nunca teve uma, ou não sabe o que é, posso desde já adiantar que é uma contracção involuntária do tecido muscular bastante dolorosa. Ontem ao deslocar-me para casa, em plena Av. das Forças Armadas congestionada até mais não, com aqueles "sôfregos" colados à traseira do carro ( a Av. ainda é um bocado inclinada... não que eu tenha algum problema com ponto de embraiagem etc... mas por vezes só apetece deixar descair contra o espertinho atrás ). De qq maneira, estava eu no meio do dito trânsito.. quando de repente, me dá uma contracção involuntária do tecido muscular no pé, ora... com 50/50 de hipóteses para não ser o pé esquerdo, aquele que controla a embraiagem etc... foi mesmo nesse. Quem já sofreu deste mal... sabe que a melhor coisa a fazer nestes casos é esticar o músculo para aliviar a dor... a questão é como esticar o pé que controla o suave arranque do carro?... pois, digamos que não foi uma "easy ride"... acelerei com o meu pé "bom" para retirar o outro o mais rápido possível daquela posição... e andei nisto a subida inteira... é seguro dizer que passado o primeiro arranque o espertinho já não se colou, visto que devo ter queimado borracha e tudo. A última vez que isto me tinha acontecido, foi precisamente neste pé... e estava a tentar estacionar, tendo sido mais forte a contracção, o carro foi abaixo e ouvi fortes buzinadelas... felizmente desta vez consegui controlar mais ou menos. Porque é que isto nunca me acontece num sítio onde não tenha de utilizar a embraiagem... estilo auto-estrada?

8 comments:

bone daddy said...

Porque na auto-estrada não estás a esforçar esse músculo... ;)

Ryder said...

Bem, provavelmente se não estiveres a usar o pé diminui a probabilidade de teres uma "contracção involuntária do tecido muscular bastante dolorosa". Por outro lado, eu tenho nos gémeos e quando estou a dormir, pelo que passo, em décimos de segundo, de um sono profundo para estar de pé a esticar a perna ao máximo, senão no dia seguinte quase não a mexo. Também não é nada agradável.
Em todo o caso, a tua sorte foi o "vizinho" de trás não ser um taxista...

whatever said...

pois, eu sei que não estando a usar o músculo diminui as probabilidades de ter uma cãibra... mas pq é que tem de ser sempre nos momentos mais inconvenientes? :P Ontem até correu mais ou menos...

bone daddy said...

A conduzir nunca me aconteceu isso mas já tive uma cãibra num gémeo, fora de pé, na Costa da Caparica (lembro-me que a maré estava baixa e que a distância até à praia ainda era considerável)... Tinha ido sozinho à água e não havia ninguém por perto. Lá consegui boiar e manter a calma para chegar à praia. Ainda me assutei um bocado...

el_olive said...

pelo menos nao tiveste a tua mae a dizer "tas a ver eu avisei-te que as boias com o limite da praia servem para alguma coisa ...É PARA TU NAO PASSARES PARA LÁ" enfim escusado será dizer que eu continuei a ir ...

whatever said...

tb já tive uma no pé... é sempre no pé... a nadar, embora não estivesse sozinha na água a minha irmã achou hilariante o facto de no princípio da coisa... ter engolido alguma água, e como não se apercebeu de todo que de facto eu não estava a brincar, tb tive de recorrer a boiar e lentamente voltar à praia.

Papoila said...

E eu tive agora uma "contracção involuntária do tecido muscular bastante dolorosa", mas no ouvido...isto de tanto ouvir dizer bacoradas do género:"C" de cão ou de sapato?!?!?
E eu digo:" de Sporting..."
Espasmo por espasmo...

Esmifra said...

a probabilidade da "contracção involuntária do tecido muscular bastante dolorosa" acontecer em determinado momento e directamente proporcional ao estrago que provem da mesma... em suma... tens de comer mais banana.