Wednesday, October 19, 2005

Tuga? Não, Português!


Uma surpresa positiva: “Alice” é talvez o melhor filme português dos últimos anos… Com um argumento simples mas bem construído e com interpretações de bom nível, a base estava lançada para um filme de qualidade. Mas o filme vai bem para além disso.
Uma fotografia de grande nível, uma belíssima musica composta para o filme por Bernardo Sasseti, uma produção de grande qualidade a todos os níveis (imagem/som/montagem) e, acima de tudo, uma excelente interpretação de Nuno Lopes. Uma surpresa vê-lo neste registo tão dramático, ele que apareceu a fazer o “Programa da Maria” e sketches no Herman SIC.
Não quero aqui alinhar nos elogios desmedidos que tenho visto/lido por ai. O filme tem os seus defeitos, o maior dos quais o facto de se “arrastar” em certas partes, cansando um pouco quem o está a ver. Mas é realmente de realçar quando (finalmente) vemos um filme português com uma produção ao nível de qualquer bom filme independente (seja europeu ou americano). O realizador Marco Martins, aqui na sua estreia(!!) promete trazer algo de novo ao cinema português... Vamos ver se cumpre.

2 comments:

FlashGordon said...

Bem vindo à blogosphera Ryder!
O Negociador convida-te para um cafézinho um dia destes para recordar bons momentos passados. Tenho teclado volta e meia com o KillerDan. Escreve-me um mail com o teu endereço electrónico. Um abraço

Papoila said...

Ás vezes nem me lembro que no dia anterior fui ao cinema, simplesmente porque em nada em mim ficou do filme. Ontem vi o "Alice" e ainda hoje continuo triste, pensativa e não paro de passar a palavra sobre o filme.
É diferente, inquietante e claustrofóbico.
Excelentes interpretações.