Sunday, October 23, 2005

Ainda bem que eram só os últimos...


Quis propositadamente deixar passar uns dias antes de escrever aqui alguma coisa sobre o filme “Last Days”.

Este filme é (levemente) inspirado no final da vida de Kurt Cobain, embora Gus van Sant tenha dito que não quis fazer o filme como uma biografia. Ora, a minha opinião sobre este filme é simples: van Sant, que considero ter tido o ponto alto da sua carreira em “Good Will Hunting” (quem sabe o truque está em apenas realizar e não escrever), acerta no alvo, isto se nos limitarmos a analisar a sua capacidade de transmissão do que ele considera como possíveis motivações para o suicídio de uma estrela rock, adorada por milhões. O problema é que o faz num filme de hora e meia, quando o poderia fazer em 20 minutos. Tudo bem que se pode entender como uma forma de, ao “cansar” o espectador, mostrar como a estrela em causa, de seu nome Blake (muito boa interpretação de Michael Pitt), também atinge um ponto de cansaço que o leva a desistir de tudo. Mas o que é certo é que a certa altura (ainda cedo no filme) a cadeira já estava a ficar cansada de mim… E cansei-me a tal ponto que até a opinião do filme piorou (e muito).
Um conselho para quem quer ver o filme: vejam em casa, no sofá e sem sono… E teria dito pior se tivesse escrito logo à saida do filme.

8 comments:

Esmifra said...

eu ja vi o filme ah cerca de mes e meio e ainda nao recuperei da "seca" que apanhei.

Morning_Theft said...

É o que dá não se informarem sobre os filmes que vêem ou no pior dos casos, não perceberem o ângulo de abordagem do realizador...

Ryder said...

Caro amigo Theft... Informar-me sobre este filme não foi o problema. Sabia perfeitamente ao que ia, e foi precisamente o que pensava. Além disso, penso tambem ter entendido o ângulo de abordagem do realizador, como aliás deixei no meu post original, e passo a citar:
"Ora, a minha opinião sobre este filme é simples: van Sant (...) acerta no alvo, isto se nos limitarmos a analisar a sua capacidade de transmissão do que ele considera como possíveis motivações para o suicídio de uma estrela rock, adorada por milhões."
Ora, aquele filme em formato curta-metragem seria "de génio"... O grande problema é a duração excessiva. Aliás, e voltando a citar o post:
"E cansei-me a tal ponto que até a opinião do filme piorou (e muito)."

Morning_Theft said...

Até parece que não viste o Elephant ou o Gerry... ou mesmo os geniais Antes e Depois de Amanhecer... não percebo o vosso desatino com filmes em "tempo real"... deves pensar q a vida das pessoas é sp cheia de coisas interessantes...

Ryder said...

Sim, vi o Elephant e gostei, embora não perceba porque o usas como exemplo de filme em "tempo real" (não é, tem vários saltos temporais). Aliás, também o Last Days tem os seus saltos temporais... Quanto ao meu (nosso?) desatino com filmes em "tempo real", agradeço teres-me dado os exemplos que deste, já que gostei de ambos e sou fã incondicional do "Antes de Amanhecer" (sim, mais que do "Depois (...)"). Logo, o argumento de achar que a vida das pessoas é sempre cheia de coisas interessantes não é algo em que acredite (tenho a minha própria como argumento).

Morning_Theft said...

Eu disse o contrário... disse que nem sempre a Vida das pessoas é feita de coisas interessantes... qt ao resto, se gostaste do Elephant, então devias saber q é um filme em tempo real quase contínuo, tal como o Gerry e o Last Days... ou n fosse essa a ideia da trilogia do Gus Van Sant... devias documentar-te mais antes de "postares" por aqui...

Ryder said...

Embora uma boa troca de argumentos sobre cinema seja sempre do meu agrado, sugiro continuarmos este assunto quando nos encontrarmos novamente. Em todo o caso, a vantagem do cinema é mesmo ter filmes para agradar (ou desagradar) a todos. Digo só mais uma vez que realmente gostei da abordagem de Van Sant, apenas discordo da "metragem".

Anonymous said...

Achei piada a esta troca de palavras é sempre interessante...mas metendo um pouco de veneno ao classificares o filme como "um filme de tempo real" só demonstras que também o consideraste bastante secante!
Penso que no que respeita à análise de um filme podemos contemplar vários pontos mas essa análise será sempre fria e distante, no que respeita à nossa opinião do filme ela é pessoal pois refere-se essencialmente às sensações que o filme nos provocou no que respeita a este filme sinceramente acho que foi dos filmes mais entediantes que já alguma vez vi! As unicas sensações que este filme consegue provocar são um cruel desejo que a personagem se mate o mais rápido possivel para que o filme acabe e eu me possa levantar!