Wednesday, October 05, 2005

A primeira vez não foi tão boa


Ontem foi dia de “Night Watch”, graças à simpática oferta de um convite por parte da Papoila.

Já tinha visto este filme há uns meses atrás, quando me arranjaram em DivX (sim sim, estou a admitir uma ilegalidade em público e a deixar provas escritas na Internet). Por norma gosto de ver os filmes em cinema e não no PC, mas estava convencido que este filme não iria estar em cartaz, pois já tinha saído vai para um ano no resto do mundo. E tenho de admitir que na altura não gostei. Àparte uma ou outra cena de efeitos especiais muito bem feita, e ter gostado da base da historia, achei que o filme se arrastava interminavelmente. Além disso, não é um filme “fácil”, pois apenas começamos a perceber a história lá para o meio do filme. Pior se visto no pc, com som baixo, eles a falar russo e as legendas em inglês com erros. Portanto, a minha primeira experiência com o “Nochnoy dozor” (nome original) não foi positiva. No entanto ontem foi completamente diferente. Claro que o facto de saber o final me ajudou melhor a compreender a história. Aliás, acho que o filme perde por complicar o que já é complexo. Por isso, ao saber o final, pude abstrair-me do que era acessório e concentrar-me no essencial… com isso vim a descobrir pormenores muito interessantes da maravilhosa história de Sergei Lukyanenko, o autor por detrás da trilogia (sempre na moda) de livros que originou os filmes (sim, ainda vamos ter mais dois, já em pós-produção está o “Day Watch”).

Resumindo: na minha opinião este é um filme que vai parecer longo e perder o interesse algures a meio, quando o virmos pela primeira vez, e ficar muito mais interessante da segunda vez. Por isso não posso recomendar a ida ao cinema para ver o filme… pois se forem ver da primeira vez vai-vos parecer uma má opção, e pagar duas vezes para apreciar o filme não se justifica. Talvez fazer como eu fiz possa ser uma boa opção, primeiro em pc, depois no cinema, embora só tenha ido porque era de borla…
Após a primeira visualização, não queria sequer saber da segunda parte do filme… Agora estou bastante ansioso.

1 comment:

Esmifra said...

eu ja ando a dizer que o filme e um espetaculo ah kuase um ano... mas para variar ninguem me ouve...