Wednesday, December 21, 2005

Exorcize or bust!


Este “The Exorcism of Emily Rose” é um filme que alterna bons momentos com outros mais fracos. Serve acima de tudo para, como tanto insiste Tom Wilkinson numa interpretação contida enquanto Padre Moore, contar a história (baseada em factos verídicos) de Emily (excelente no papel a desconhecida Jennifer Carpenter – deve ser contorcionista), uma estudante universitária oriunda do interior que se vê (supostamente) possuída por um demónio. O filme centra-se no julgamento do Padre Moore por homicídio por negligência e utiliza os flashbacks para mostrar o que sucedeu. Curiosa a forma como o realizador nos mostra não apenas a teoria do exorcismo (utilizada pela advogada de defesa, representada por Laura Linney) como também a teoria (cientifica e baseada numa possível conjunção de epilepsia com psicose) utilizada pela acusação. No fundo, um bom filme para lançar a dúvida: Exorcismo – realidade ou mito?

3 comments:

Anonymous said...

imagina o seguinte cenário: duas raparigas de 15 anos vão ao cinema. Na bilheteira, indecisas entre dois filmes, escolhem "The Exorcism of Emily Rose".... um bokado à pressão! Quando vão a entrar na sala, combinam " se o filme for mt assustador, nós agarramo-nos uma a outra e gritamos!". Apercebem-se que, para além delas estão dez pessoas na sala... "aterrador" pensa uma delas (tipo eu!).O filme inicia-se... por volta dos 15 min. dá-se uma falha técnica e ficamos uns 10 mintos a ouvir música clássica (tipo "As Quatro Estações" de Vivaldi)... As adolescentes vêm o filme (não tão assustador como julgavam, por sinal) e voltam para casa (a pé). A meio do caminho vêem um artefacto religioso decorado com luzes natalicias de extremo mau gosto a venda numa loja dos trezentos (ou dos chineses, ja n me lembro bem) e comentam entre si "nunca mais quero acordar as três da manhã!!"

Já imaginaste??? Olha so te digo k foi assim k se passou a minha ida ao cinema para ver este filme... e akele olhar da Jennifer Carpenter quando o rapaz acorda e a vê estendida no chão... ainda me arrepiam!! Arrghh!

Lool.. grande comentário n e?? como ninguem aidna tinha dito nada.. apeteceu me escrever! *** =)

Anonymous said...

ah e ía me esquecendo de uma coisa... vou eu ver estas coisas e as cróncias do Guarda Roupa... mas ver o ELizabethtown ainda n fui....k vergonhaaaaaa!

Papoila said...

É preciso mexer mt comigo para um filme assustar-me e, desde o célebre "Exorcista", que isso não acontecia.
Posso dizer até, que nem dormi bem nessa noite, sempre com as imagens bem cientes ainda na memória.
Aqueles "entorces" todos...ai!