Friday, September 23, 2005

R.I.P. - 3

Robert Earl Wise


1914 - 2005


Ok, reconheco que estou a correr o risco de tornar este blog num enumerado de "certidões de óbito", mas não posso, num dia em que falei - pela primeira vez neste blog - de cinema, deixar passar em claro a morte de Robert Wise. Não sendo o realizador de nenhum dos meus filmes preferidos, há que reconhecer a importância que teve, ao realizar filmes como "West Side Story", "The Sound Of Music" e o primeiro filme da saga Star Trek, "Star Trek: The Motion Picture". Foi também o responsável pela montagem daquele que é geral e quase unanimemente considerado o melhor filme de sempre "Citizen Kane".
Ganhou o Óscar de melhor realizador e melhor filme pelos 2 musicais referidos. Foi ainda nomeado para melhor realizador por "I Want To Live!", para melhor filme por "The Sand Pebbles" e para melhor montagem pelo já referido "Citizen Kane".
A um nível mais pessoal, realizou ainda a adaptação a cinema do primeiro best seller do meu escritor de ficção preferido - Michael Crichton. O filme, que se tornou um pouco filme de culto, tem o mesmo nome do livro - "The Andromeda Strain". Recomendo a quem gostar de thrillers de ficção científica, embora sem os grandes momentos de acção e efeitos especiais de hoje em dia. É talvez a melhor adaptação a cinema de um livro de Crichton (o que é uma pena, o que não se faria com "Airframe" mas isso fica para outro post), apenas comparável com "Jurassic Park" num género completamente diferente, e com dedinho de Spielberg...

No comments: