Friday, September 23, 2005

Americanices...

Estive a ver ontem o "Fahrenheit 9/11" e duas ideias ficaram.
Em primeiro lugar, o Michael Moore mostra que é perito na arte de desviar e captar atenções para o seu ponto de vista. A imagem certa com a musica certa, ali posta para puxar a emoção. A mãe que sofre pelo filho morto no Iraque, a viúva que lamenta a morte do marido no atentado às torres. Tudo posto e "orquestrado" (muito bem, tenho de admitir) de forma a levar-nos na direcção pretendida.
Por outro lado, o filme serve também como confirmação daquilo que já era a minha opinião (e de muita gente): "Os americanos são estúpidos". Ora, esta opinião - obviamente - não é dizer que são todos, até porque muitos dos grandes cérebros do mundo são (ou melhor, passaram a ser algures durante a vida) de nacionalidade americana. Falo, isso sim, da generalidade do povinho.
Há um momento no filme em que apanhamos o Presidente Bush a tentar (sim, a tentar, porque nem uma porcaria de uma frase ele consegue dizer) repetir um ditado americano numa conferência de imprensa:

"Fool me once, shame on you. Fool me twice, shame on me"


Ora, tenho para mim que este momento embaraçoso (não foi o primeiro nem será o último) diz muito sobre os americanos. Se eles foram enganados à primeira, na segunda só cairam porque quiseram. E com uma percentagem que está para lá de qualquer dúvida, como a que houve na primeira eleição. E até tinham o filme do Michael Moore para ajudar a perceber.
O problema do filme em si, é que a certa altura, a "manipulação" que está a ser feita torna-se tão óbvia, que até um americano percebe que está a ser levado, indo então na direcção contrária. Não quero com isto dizer que os factos enumerados não sejam verdadeiros. Aliás, factos são isso mesmo, factos. E é por demais evidente, especialmente para qualquer pessoa que não viva na América nem seja dominada pelo pensamento "Sou o centro do mundo", que o Presidente Bush (ou melhor, a Administração Bush - que não haja dúvidas que GW Bush é apenas um fantoche) governa o país com base em interesses pessoais. And yet, he won again...
Digam-me agora que não são estúpidos...

2 comments:

Anonymous said...

Concorodo plenamente.
VL

Anonymous said...

Não são estupidos! E agora o que é que eu ganhei????