Sunday, March 12, 2006

Madrid, Posters e Óscares

Tive oportunidade de ir passar uns diazitos a Madrid, juntamente com a habitual “trupe dos Óscares” (com mais de 10 anos de história), que é composta por: Príncipe, Princesa, Menina, Sôtor e eu próprio (se bem que o Sôtor é mais conhecido pelo seu roncar constante ao longo da cerimónia). Para além deste grupo, pudemos também contar com a participação especial d’Apipocamaisdoce, doravante tratada por Pipoca. Foram excelentes dias, bem divertidos, em que tive oportunidade de conhecer a capital dos “nuestros hermanos” (com quem admito que não vou muito à bola). Para aqueles que possam lá ir, recomendo um passeio pela Gran Via, a visita ao Museu do Prado, as Praças de Espanha, de Colombo (ou Cólon, como lhe chamam por aquelas bandas – onde está a maior bandeira de Espanha), Cibeles (conhecida por ser onde o Real Madrid comemora as suas vitórias) e tantas outras. O Palácio Real, o Santiago Bernabeu, o Retiro (um parque que bem falta fazia em Lisboa), a Puerta del Sol com o famoso Km 0 (ver foto) e outras coisas que agora não me lembro :P.
Em todo o caso tenho de reconhecer que, se a viagem foi excelente pela companhia e pelo divertimento, Madrid não é uma cidade que me tenha deixado com vontade de lá voltar, pelo menos nos tempos imediatos. Não sei o quê, mas falta ali qualquer coisa. Independentemente disso, os meus agradecimentos especiais à Pipoca e à Princesa, por terem posto a casa à nossa disposição, ao Príncipe por todo o seu empenhamento neste encontro em Madrid e pela oferta do quarto do Hotel para podermos todos ver os Óscares, e a todos em geral pelos momentos de enorme boa disposição que fazem ansiar pela próxima viagem (Barcelona here we go?).
Para finalizar, queria mencionar uma loja escondida que descobrimos em Madrid e que, felizmente, não há igual em Lisboa pois certamente eu gastaria boa parte do meu ordenado lá. É uma loja de Posters (de cinema, música, quadros famosos, etc.) de seu nome “Arte-Cine XXI” e que fica junto à Plaza de España. Vejam o site aqui. Deixo também aqui os que comprei desta vez.


Já quanto aos Óscares, devo dizer antes de mais que adorei a apresentação de Jon Stewart. Não poupou ninguém, nem mesmo a Igreja da Cientologia, um dos lobbies mais poderosos de Hollywood. Falando dos prémios em si, houve muita justiça (não tem sido normal) e surpresas (justas e injustas). Começando pelas justiças: Philip Seymour Hoffman e George Clooney, actor principal e secundário, “Crash”, melhor filme e “Brokeback Mountain” pela banda sonora, foram claramente os prémios mais justos da noite, embora no caso do melhor filme tenha sido uma surpresa. Surpresa foram também os Óscares de melhor música para “It’s hard out there for a pimp” e de Melhor Actriz para Reese Witherspoon, mas neste caso foram, na minha opinião, surpresas pela negativa pois seria mais justa a entrega a “In the deep” e a Felicity Huffman (ambos do filme “Transamerica”), respectivamente, principalmente no caso desta ultima, com uma interpretação digna de todos os elogios.
Não tão surpreendente foi a escolha de Rachel Weisz como melhor Actriz Secundária, embora a minha escolha fosse claramente para Frances McDormand por um papel genial em “North Country” (de que falarei num post posterior). Já a entrega do Óscar para melhor realizador a Ang Lee, por “Brokeback Mountain”, soou a prémio de consolação para aquele que era um dos grandes favoritos e que saiu pouco premiado. Uma palavra de simpatia para o genial “La Marche de l’Empereur” que venceu o prémio de melhor documentário e para “King Kong” que dominou nos Óscares técnicos.
Para fechar este (já longo) post, e apesar de habitualmente não pensar muito nas nomeações, pois para isso precisava de ver muito mais filmes, acho que dois filmes foram menosprezados pela Academia: “Match Point” e principalmente “Jarhead”, que bem merecia umas nomeações, como Fotografia, Melhor Actor (para Jake Gyllenhaal) e quem sabe mesmo Realização.

1 comment:

whatever said...

em madrid... falta água.