Friday, February 24, 2006

(Algumas) cenas que nunca hei-de esquecer por mais anos que viva...

- O "E.T." visto pela primeira vez no cinema;
- A expressão facial da minha mãe ao dar-me um presente (um boneco de corda) num dia daqueles em que nada o fazia prever (tinha eu 3 ou 4 anos);
- Um corte feito pelo Luisinho (antigo defesa central do Sporting) a uma bola pingada num jogo contra o Nápoles para a Taça UEFA;
- O sabor do Fizz de Limão;
- O meu dedo anelar da mão esquerda a ser partido por uma bola chutada por cima da baliza pelo Dimas, no Estádio José Gomes, quando este ainda estava no Estrela;
- A praia de Palolem e o cheiro de Bombaim, na Índia;
- Um golo do Juskowiak, de pontapé de bicicleta, contra o Boavista em Alvalade, para a Taça de Portugal, visto no melhor ângulo possível, por trás da baliza;
- O momento em que, durante o percurso de comboio no túnel do Rossio, ouvi Pixies pela primeira vez (o "Levitate me", numa cassete gravada já não sei por quem);
- Uma bola preta enfiada seca às 4 tabelas numa daquelas sessões de "quem-perde-paga" da altura do Secundário;
- O cenário habitual da Rua Dona Estefânia preenchido pela queda de flocos de neve;
- A passagem de ano 2003-2004 e o que dela floresceu;
- O momento em que o meu pai me levou para a parte de cima da casa, na aldeia dos meus avós, numa noite de verão em que houve um corte geral de electricidade e estava tudo mergulhado num breu imenso, para eu perceber que afinal existem mais estrelas no céu do que aquelas que normalmente se vêem.
- A primeira bezana que o meu irmão apanhou comigo;
- O pensamento totalmente imbecil e imaturo que tive no momento em que fumei uma ganza pela primeira vez com 14 ou 15 anos (qualquer coisa do género: "Fixe! Estou-me a drogar!").
- Um golo que marquei com o peito numa aula de Educação Física no Secundário;
- Um jogo para a Taça do Rei em que o Barcelona recupera de um 0-3 e de um 1-4 para ganhar 5-4 e o golo que o Figo marcou nesse jogo (contra o Atlético de Madrid);
- O desembrulhar de um presente de Natal e constatar que era um "ZX Spectrum 48K";
- O momento em que percebi o que raio era essa tal de masturbação;
- O momento em que recebi a minha primeira negativa ("Não satisfaz" a História);
- Aquele anúncio do "Coelhinho que foi com o Pai Natal e o Palhaço no comboio ao circo" (que por acaso me enviaram por mail há pouco tempo);
- O momento em que, durante uma sessão de estudo nas vésperas de um teste qualquer do Secundário, o conceito matemático de derivada fez sentido;
- Um jogo de Snooker em que não dei ao Rocha oportunidade de jogar (esse gajo sempre fez sobressair o melhor jogador que havia em mim);
- O momento em que me dei conta, cerca de um ano depois de começar a tocar guitarra, que já conseguia fazer um acorde de barra soar bem;
- O momento em que olhei em volta, depois de subir as escadinhas do metro, vindo directamente do aeroporto de Heathrow, e saí em pleno Trafalgar Square na primeira (e única) vez que estive em Londres;
- Uma noite de Natal em que teimei em não sair de ao pé da árvore de Natal para conseguir ver o Pai Natal e, no momento em que volto depois de uma ida rápida à casa de banho, ver as prendas todas e o resto da família a dizer qualquer coisa como: "Que azar, ele veio, deixou aqui isto e saiu mesmo agora porque disse estava cheio de pressa...";
- O momento em que percebi porque é que raio não caímos quando o planeta Terra está "ao contrário";
- A sensação de deitar-me em cima de uma rocha quente depois de um banho frio de rio;
- O dia 11 de Janeiro de 2004;
- O sabor do bagaço (apesar de não o provar há cerca de 15 anos pelos piores motivos);
- A música do genérico do "Cão vagabundo" (essa série mítica);
- A música de Clã "Problema de expressão" ouvida, certa noite, no rádio do meu carro;
- O meu ex-Fiat Panda a arder;
- O 3º dia dos 3 concertos seguidos que os Radiohead deram no Garage para promover o ainda não lançado "Ok Computer" e constatar que o Thom Yorke fez em palco uma referência a algo que eu lhe havia dito na véspera;
- Uma certa tarde a apanhar cerejas na aldeia dos meus avós;
- O "Lightning Crashes" cantado pelo meu irmão e pela Catarina Pedra numa certa noite, na Costa da Caparica;
- O golo do Rogério na final da Taça UEFA 2004/2005;
- Um casaco que a minha mãe me comprou quando tinha 16 ou 17 anos e que perdi passada nem meia hora;
- O World Trade Center a desabar ao vivo e a cores;
- O momento em que, por acaso, calhou estar a ver televisão e começou o primeiro episódio da "Galáctica";
- O final dum concerto de Betty Carter que apanhei à noite no Canal 2, há uns anos;
- Peta Zetas!
- O momento em que entrei no Alvalade XXI pela primeira vez (quando o relvado ainda estava a ser colocado);
- O dia em que me ensinaram a escala pentatónica numa guitarra;
- A exibição do Zidane contra Portugal na meia-final do Euro 2000;
- Um episódio em particular do Verão Azul em que os gajos se perdem para lá numas grutas quaisquer;
- O dia em que consegui finalmente fazer um duplo mortal em mini-trampolim;
- A primeira vez que fui ao planetário;
- O dia em que, no 5º ou 6º ano, ouvi falar pela primeira vez em números negativos;
- O dia em que uma alforreca veio contra a minha cara enquando nadava, num dos muitos (excelentes) dias passados em família na praia da Parede quando era criança;
- O nome da esmagadora maioria das personagens d' "Os Simpsons";
- O canto do Apolo (um canário que eu tive um dia);
- O dia 5 de Maio de 2005.

14 comments:

whatever said...

ainda nem li isto tudo... mas reincidências "bale" :)

LuMa said...

Fico muito contente por fazer parte da tua vida e de alguns bons momentos que nunca hás-de esquecer!

el_olive said...

ja te disse isto hoje,ta espectacular!!! ainda tava eu a ler metade do post e ja tava a "fazer contas de cabeça" e a lembrar de cenas que ja nao me lembrava a bue...
Obrigado tava mm a precisar disto.

Morning_Theft said...

Regozijo pelo facto de pertencer a muitos destes pontos e sobretudo pelo GRANDE, GRANDE facto de ser teu Irmão. Foste e serás sp a minha gd inspiração, "Little Dreamer"...

Detalhadamente... corte de calcanhar como nunca se verá outro... o regressar às origens nessa tal bezana... cerejas E AMORAS... Rogério e os 15 minutos no Mónaco... a culpa que foi da loja do mítico "Subuteo"... o dia 5 de Maio de 2005...

Love ya

PS: York, leva e no final! Thom Yorke :p

NAM said...

Apetece-me dizer "Obrigado por seres quem és", mas seria demasiado brega...
Por isso dir-te-ei quando te vir. :p

Ryder said...

Grande post... E é bom ver que alguns são comuns... E não posso deixar de reforçar esse tal corte do Luisinho, foi algo de excepcional.
Em todo o caso, deixo aqui alguns meus:
- O primeiro filme que me recordo de ver no cinema, "Neverending Story", e em particular a cena do cavalo a desaparecer numa lama movediça (e o que eu chorei);
- A queda do Axl Rose em pleno palco no Estádio de Alvalade;
- O golo fantástico que o Cherbakov marcou no antigo estádio, quando o Balakov marca um canto directamente para a entrada da área e ele remata de primeira;
- O momento em que o "Maid of the Myst" está mais próximo das Cataratas do Niagára e ao olhar para cima fiquei com a sensação que se uniam com o céu;
- A final da Liga dos Campeões em que o Manchester esteve a perder durante praticamente o jogo todo e marcou dois golos nos descontos, ganhando "o caneco";
- A primeira vez que estava num avião quando ele levantou vôo;
- O jogo Portugal - Inglaterra do Euro'04, visto no Estádio da Luz;
- O meu primeiro dia de trabalho;
- O momento em que soube que o Freddie Mercury tinha morrido;
- Toda a noite após um "certo" jogo contra o Salgueiros, quando fomos campeões após 18 anos;
- A primeira vez que subi ao alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo e a vista que se tem de lá;
- O "Uninvited" da Alanis Morissette cantado a 4 metros de mim;
- A compra da minha aparelhagem com o primeiro dinheiro que ganhei a trabalhar numas férias de verão;
- O dia 2 de Outubro de 1990;
- A primeira vez que consegui andar de bicicleta, no ÚLTIMO dia daquelas férias;
- O momento em que, quando já me julgava perdido algures numa estradeca de terra no Gerês, vi cavalos selvagens a poucos metros;
- Uma longa caminhada (de alguns Kms) ao longo de um passeio marítimo em Malta, entre o hotel e a zona dos bares, em que eu e mais 3 amigos ensaiámos repetidamente e acabámos por conseguir reproduzir toda a parte de "ópera" do Bohemian Rhapsody dos Queen;
- O jogo com o Newcastle para a Taça UEFA, em Alvalade, em que depois de perder 1-0 fora, e a perder 1-0 em casa desde os 10m, demos a volta ao resultado para 4-1;
- Uma noite inteira passada ao telemóvel, algures no ano de 1999;
- O dia em que tive oportunidade de mostrar a alguém muito especial, que dizia odiar Lisboa, como esta cidade é única e maravilhosa;
- A forma como torci o pé com alguma gravidade a caminho do aeroporto, antes de partir para uns dias de férias (parcialmente passados no sofá e sem grande mobilidade) em Bruxelas;
- Uma vitória contra a equipa de Serra de Minas, em que pensei que não iamos conseguir sair do Pavilhão com vida;
- O momento em que recebi a notícia que o meu tio, que foi quem me ajudou a ganhar o gosto pelo futebol, estava gravemente doente;
- O final apoteótico do concerto de Massive Attack no Coliseu;
- A música do "Era uma vez no espaço" - "Lá em cima, há planetas sem fim (...)";
- O telefonema do meu pai, quando foi pela primeira vez aderir à saudosa Esotérica (o meu primeiro ISP), a perguntar: "Estão aqui a pedir-me um endereço de e-mail para criar e como é para ti, qual é que queres?", ao que eu tive uma ideia e respondi: "Põe ryder@esoterica.pt".

whatever said...

acho piada... à percentagem de momentos de "futebol"... lol

Ryder said...

Sim, também reparei nisso... Mas a verdade é que o futebol desperta emoções fortes naqueles que realmente gostam de assistir, e talvez por isso fiquem tantos momentos para a posteridade. :)

Anonymous said...

ahhhh nao posso!!!!! o dia 2 de Outubro de 1990???? nunca pensei k fosse assim tao marcante!! tao krido!!! lool...
O jogo contra o Newcastle.. meu deus!! nunca mais m eskeço k kuando demos a volta ao resultado tu até me pegaste ao colo!! =)***

whatever said...

-O dia em que me lembrava do dia de ontem ( é estranho mas é verdade )
-o primeiro dia de aulas na primária em que só pensava "quando é que nos dão o trabalho de casa"
- o dia em que pela primeira e única vez acreditei no amor à primeira vista ( e da pessoa em questão )
-o chocolate zainy crispy que já não se faz
-a passagem de ano de 88/89 na madeira cheia de medo do fogo de artíficio.
-do primeiro beijo
-da noite em que eu e a minha irmã nos esquecemos das chaves de casa e ficámos a "dormir" no multibanco até poder ir buscar uma cópia
-da primeira vez que andei à vela num optimist

tenho muitas mais, mas espero para me dar a depressão de fazer 25 anos e aí sim... coloco mais aqui.

Ryder said...

Aaaahhh... Então é isso... Eu e o bU já passámos essa idade e por isso é que nos deu para isto.

whatever said...

acho que sim :P

bone daddy said...

Esqueci-mde de incluir este jogo nos momentos inesquecíveis...

Artur said...

Epa' a primeira nega e' forte, nem me lembro tambem quem e' o gajo k se lembra das negas quando a primeira vez que chumbas estas na segunda classe (2 ano lectivo).

E a partir dai começas a achar normal, o que me espanta e' quando de repente estou na Faculdade e penso como e' k raio eu aqui cheguei ... :))