Tuesday, February 21, 2006

Sobre a Dinamarca

Por muito que eu entenda (e até concorde com) o ponto de vista que o MST pretende transmitir no seu texto, é de lamentar que se baseie em princípios errados. Isto porque a Dinamarca não é de todo “uma sociedade aberta que pratica a igualdade de direitos a todos os níveis, respeita todas as crenças, protege todas as minorias, (…) acolhe os exilados, (…)”. O actual governo dinamarquês depende (entre outros) de um partido de direita, o DVP, que apelida o Islão de “Cancro” e de movimento terrorista, tendo o líder deste partido dito em várias entrevistas: “Só há uma civilização: a nossa”. Inclusivamente, desde a subida da direita ao poder (há cinco anos) que as famílias de refugiados perderam direito a algumas ajudas sociais e para obterem cidadania têm de passar por um teste de língua e cultura que faria chumbar muitos dinamarqueses.
Para mais, os cartoons em causa foram publicados num jornal, o Jyllands-Posten, cuja alcunha junto da esquerda dinamarquesa é O Fascista da Manhã, e que nos anos 30 apoiou a chegada do fascismo ao país.

8 comments:

Papoila said...

Numa sociedade onde se assiste ao "Jesus, Superstar", não vi qualquer problema nos cartoons iniciais.
Agora se houve resposta por parte de ofendidos, a meu ver extremista demais mas também quase tudo daqueles lados é assim, para quê não parar com a brincadeira?
Para quê abusar da sorte?
Já que o hobbie de certas nações é atirar pedras para todos os lados, deixá-los estar, para quê provocá-los?
Era o mesmo que eu colocar-me à frente de um hooling qualquer e começar a gritar pelo clube e dizer que tinha a razão pois sou livre e blá, blá, blá.
Claro que eu além de estar louca, só pretendia mesmo acabar por levar com uma bota da tropa na boca, só pode. Sim, porque jamais em tempo algum, a minha liberdade de expressão iria ser suportada. Eu estava a dar baile!Ponto.
Ah, e não contente com a bota, continuava a serpentear a minha bandeira e cachecol. Não,eu não estava a abusar da sorte.
Só me estava a meter com o maluquinho.
Na esperança que de um dia para outro ele tivesse fair-play.

Papoila said...

errata: hooligan

Mike Monteiro said...

Podes citar as tuas fontes Ryder?

Ryder said...

Para além da noção que já tinha em função das várias notícias que tinha ouvido e de conversas com familiares suecos, pude confirmar estas informações mais específicas na revista "Visão".

Ryder said...

Para que não haja dúvidas, que parece que ficaram nalgumas pessoas: EU CONCORDO COM O QUE O MST QUER DIZER! SIMPLESMENTE, OS PRINCÍPIO ESTÃO ERRADOS, OK? :)

Ryder said...

errata: os princípioS.

Mike Monteiro said...

OK. Perguntei porque fiz uma pesquisa na net (Wikipedia, CIA, etc) sobre a Dinamarca e não puder verificar o que comentaste. Vou dar uma passagem na Visão para ler o artigo.

Anonymous said...

Oh pah mas aquilo eram só bonecos, rabiscos e nunca ninguém disse que era o Maomé! Deduziram que era...
E por acaso até era, mas podia não ser. Eu que sou uma católica não pego fogo aos cartonistas que rabiscam Jesus ou o Papa e confesso que nem ofendida fico. E ainda há que considerar aqueles que têm bom ou mau gosto, mas daí até destruir tudo o que lhes aparece pela frente, com franqueza.
Temos que confessar que aqueles fulanos brincam com armas do século XXI mas pertencem ainda ao século XIV.