Friday, February 03, 2006

Diálogo divino

Vindo do meu caderno de Português do 11º ano (quase me valeu um chumbo a essa discilpina nesse ano), passando pelo http://burlesco.blogspot.com (neste momento lamentavelmente congelado), eis aqui, em 3ª mão, aquilo que realmente foi dito naquele dia.


J.C. acaba de ser crucificado e olha para baixo colocando uma expressão triunfante. Olhando também para baixo (mas um bocadinho mais acima) está aquele-que-não-tem-nome (desvantagens de ser a primeira forma de inteligência do Universo)...

- (J.C) - Ah! Ah! Chegou a hora! O meu pai pulverizá-los-á agora a todos com o seu sopro divino qu’é p’ra verem quem manda aqui!

- (Aquele-que-não-tem-nome) - Uhhh... Júnior, acho que ainda não deves ter percebido bem o que se vai passar agora... Tu desta vais mesmo de vez! Quer dizer, acho que ainda te vou pôr aí a circular uns dias, mas é só porque é para ti... Depois vens definitivamente até cá acima!

- (J.C)- Mas... Pai... Não percebo... Então eu, o herói, padeço no fim? Não pode ser... Onde é que já se viu? Este final não é digno da super-produção que é! As pessoas gostam é de finais felizes... Quer dizer, tirando os romanos...

- (Aquele-que-não-tem-nome) - Pois é Júnior, mas isto de tu morreres tem um significado! Tu estás a morrer pelos pecados dos outros! É no mínimo nobre, não?

- (J.C) - Ainda por cima mais essa! Eu que nunca fiz nada de mal... Nem sequer nunca cheguei a provar os prazeres da carne! Nem roubei, nem nada dessas coisas... E fartei-me de curar ceguinhos e inválidos e... e... (IUC!) leprosos...

- (Aquele-que-não-tem-nome) - Desculpa lá Júnior, mas tu só fazias teatro porque quem puxava os cordelinhos era eu! Mas vê o lado positivo da coisa: vais deixar de andar de um lado para o outro com uma cambada de pescadores imbecis atrás de ti.

- (J.C) - Mas Pai... Tu que salvas toda a gente... Até aquele bêbado imundo do Lázaro ressuscitaste... E agora isto... Não posso crer...

- (Aquele-que-não-tem-nome) - Ânimo Júnior! Não disseste um dia que gostavas de ter conhecido o Moisés? Ele está excitadíssimo com a tua vinda... Não fala noutra coisa! E isto cá por cima não é assim tão mau...

- (J.C) - (Suspiro) Duvido... Agora fumava era um cigarrinho mas estes pregos não ajudam nada...

- (Aquele-que-não-tem-nome) - É o preço da fama, Júnior!

- (J.C) - Mas eu nem queria nada disto... Só queria casar... Ter uma casinha nos arredores de Jerusalém... Filhos... Um trabalho honesto... Enfim...

- (Aquele-que-não-tem-nome) - Lamento mas tem de ser assim, Júnior! Até já escolhi um título porreiro para esta cegada toda: “A Bíblia”! Que te parece?

- (J.C) - Hmmm... Muito Comercial...

4 comments:

NAM said...

Muito bom!!!
É a segunda vez que o leio e continuo a achar que é óptimo.

Morning_Theft said...

que saudades tinha eu deste diálogo... genial! :p

Mike Monteiro said...

Sobre Jesus e criação de mundo e afins, sugiro a peça que irá estar no Chapito no próximo fim-de-semana: "O Grande Criador".

É simplesmente genial! Ironia e riso do principio ao fim com 3 grande actores e um cenário minimalista.

bone daddy said...

Só espero que, com isto, o Vaticano não incite os fiéis Cristão contra mim e que a embaixada Portuguesa em Itália não seja atacada...