Saturday, November 26, 2005

Feelings in the shape of songs...


Antes de mais, quero admitir aqui que era inadmissível e imperdoável da minha parte ainda não ter ouvido com a devida atenção Jeff Buckley. Mesmo após vários conselhos de pessoas cujo gosto e conhecimento musical é por mim admirado e elogiado. Mas "finalmente" rendi-me a tanto conselho, e não posso estar mais arrependido... de ter resistido tanto tempo!
"Grace" é um excelente album, feito de músicas de qualidade e, acima de tudo, cheias de sentimento. Com um grande talento de composição e uma voz que não tem igual, Jeff Buckley mostra logo nesta estreia todo o seu talento. Recomendo uma audição cuidada, é daqueles CD's que, quanto mais ouvimos, melhores nos parecem. Embora goste de todas as músicas, tenho de destacar (a um nível pessoal) "Grace", "Dream Brother" e, obviamente, a interpretação (única) de "Hallelujah", um original de Leonard Cohen.
O Mississipi fica-nos a dever uns anos de vida de Jeff Buckley e, com eles, muitas sensações que novas músicas nos trariam.

3 comments:

apipocamaisdoce said...

Como é que só agora acordaste para o Jeff?? É que é só um dos melhores cantautores de todos os tempos! Ainda há umas semanas descobri na FNAC um cd dele em promoçao, ao vivo no Olympia. Muito, muito bom! O Grace é, sem dúvida, um álbum de levar às lágrimas. A minha música preferida é o Lover, You Should've Come Over. Aliás, dessa música extraí a frase "my kingdom for a kiss upon her shoulder" e cataloguei-a como uma das melhores de sempre. Mas o Hallelujah também é lindo, lindo, lindo... Espero que se descubram coisas do Jeff ainda por editar.

Ryder said...

Relembro que comecei o post a autocensurar-me por ter descoberto tão tarde e a mostrar arrependimento :)
Em relação a descobrir-se coisas por editar, tenho grandes dúvidas... O "Sketches for My Sweetheart the Drunk" é um album duplo lançado post-mortem, pelo que dificilmente sobrou alguma coisa :(

Morning_Theft said...

Ryder... na minha modesta opinião Jeff Buckley é somente a melhor voz de todos os tempos já para não falar na qualidade da sua composição...

Para quem está agora a descobri-lo, recomendo ouvires com atenção o Sketches (onde descobrirás a música que dá o nome ao meu blog), para quando estiveres totalmente submerso no seu talento, disfrutares do que de melhor ele tem para nos oferecer: "Live at Sin-é", um registo duplo editado em 2004 e composto por actuações a solo, no mítico Bar Nova-Iorquino de raízes irlandesas "Sin-é", de Jeff ainda antes de assinar com a Sony.

Nesse albúm completamente colossal destaco claramente alguns temas que viriam a figurar mais tarde no "Grace" e sobretudo o "The Way Young Lovers Do" que para mim ficará para sempre na história como a melhor performance já dada por algum músico.

Fico feliz que ainda existam pessoas que descubram Jeff Buckley e acredita que ainda tens muito para ouvir. Podes sempre pedir-me emprestado aquilo que quiseres: entre cd's oficiais, concertos e actuações a solo e acústicas dele, tenho cerca de 20 registos... :p