Wednesday, January 31, 2007

Cavalinho infeliz, gato mal morto e gaja frígida

Quem é que se lembra daquela música para criancinhas cuja letra é:

"Era uma vez um cavalo
que vivia num lindo carrossel,
tinha as orelhas compridas
e ao pescoço um lacinho de papel.

A correr, tralalá,
a saltar, tralalá,
Cavalinho não saía do lugar,
tralalá."


Ora, esta letra é ou não é das coisas mais trágicas que alguma vez foram escritas? Ele corria... E saltava... Mas nunca conseguia... Nunca conseguia sair dali...
É muito drama, mesmo.

E depois há aquela:

"Atirei o pau ao gato
mas o gato não morreu (...)"

Esta é mais na onda do sadismo, não?

E depois há o final daquela outra acerca da qual já se disse muita coisa e que dispensa mais comentários:

"Sete e sete, são catorze,
com mais sete são vinte e um,
tenho sete namorados,
e não gosto de nenhum."

Mas afinal que letras são estas, gente?
É mesmo isto que queremos que as nossas crianças absorvam? É que eu não quero uma filha sociopata, pá!

6 comments:

Ryder said...

Porque é que todas as histórias ou músicas para crianças têm sempre um lado doentio?...

Anonymous said...

Bom observado. Podemos ir buscar o exemplo do 'Capuchinho Vermelho' (o lobo come a Avó, e depois é morto pelo Lenhador), a Branca de Neve(a miuda come uma maça envenenada), o Bambi (a mãe é morta pelos caçadores)... entre muitos outros. Ha sempre este lado mortifero nas histórias para crianças, e ainda nao percebi bem porquê... qual é a piada?

NAM said...

Não é para ter piada... tem uma função organizadora.
O verdadeiro crime está no que se anda por aí a fazer nas escolas das educadoras de infância. Segundo ouvi dizer, estão a alterar as letras para algo mais, como dizê-lo... inofensivo e politicamente correcto.
Agora se quiserem, podem ver o que se passa no lado de lá do Atlântico. Os americanos, esse povo onde, como saberão, não existem esses tais de sociopatas, já há muito tempo que vêm a adulterar as histórias e cantilenas da criançada, de forma a torna-las menos agressivas, menos violentas e com fins mais felizes.
É um pouco como no wrestling em que um dos atletas (poderá chamar-se atleta áquilo?) enquanto esmagava a cabeça do oponente com uma cadeira de plástico que ia ficando manchada com o "sangue" que escorria pela cara do outro (sim eu sei que é mentira mas não é isso que interessa) gritava a plenos pulmões "I´m gonna kick your Piiiii".
E eu questiono-me, seria ass ou butt a palavra que eles eliminavam para não ferir a susceptibilidade das crianças..

Morning_Theft said...

São posts como estes que me fazem gostar mt de ti MIÚDO!!! :p

Papoila said...

E aquela história do "olha o macaco do rabo cortado!"
E não é que eu comia o raio da sopa toda quando a minha avó me contava esta história...pela 57ª vez?!?!?
Este lado mórbido apanha qualquer um.Mas eu não concordo nada com ele.
Cantei as ditas músicas sim mas não as ensino a ninguém.

bone daddy said...

Eheheheheh...