O que se verificou mais difícil, nesta maravilhosa obra-prima de Roberto Benigni, foi encontrar a cena certa para colocar aqui.
Mas, bem vistas as coisas, só podia ser mesmo esta (confesso que se não a encontrasse não poria aqui o filme).
Cá estão le regole del gioco.
La vita è bella (1997)
Thursday, February 22, 2007
Grandes Momentos do Cinema XIII
Wednesday, February 21, 2007
René
"O bom senso é a coisa mais bem distribuída do mundo pois cada um de nós pensa andar tão bem provido dele que, mesmo aqueles que dificilmente se contentam com qualquer coisa, não costumam desejar mais do que na realidade possuem."
E, com esta frase, René Descartes inicia o seu genial "Discurso do Método". Lembro-me perfeitamente da primeira vez que a li e de ter-se tornado, desde então, numa das minhas citações preferidas - tanto que nem precisei de ir buscar o livro para escrevê-la (ganda pinta, hã?).
Como hoje em dia ter método não importa para nada (o que realmente importa é ter cunhas ou um bom rabo) o resto do livro está um pouco obsoleto. Mas esta frase...
É ou não é uma das maiores verdades algumas vez escritas?
Monday, February 19, 2007
Tuesday, February 13, 2007
Grandes Momentos do Cinema XII
Este filme tinha presença obrigatória. Não só por ser uma obra-prima de um dos grandes mestres do cinema, quem sabe o seu maior contador de histórias, como também pelo simbolismo que tem. Escolhi esta cena, entre outros motivos, porque foi a escolhida para o logotipo da Amblin Entertainment, uma das maiores produtoras de filmes e que foi fundada por Spielberg, de onde sairam filmes como a trilogia Back To The Future, Schindler's List, os Gremlins ou Who Framed Roger Rabbit.
E.T. - The Extra-Terrestrial (1982)
P.S. - Este post é especialmente dedicado à minha irmã.
Ora aqui está a notícia que tanto esperava!
The Police plan first tour since '80s...
The Police announced their first tour in decades Monday at a rehearsal at the Whisky a Go-Go as a throng of fans crowded near the legendary Sunset Strip nightclub.
The group, which led off Sunday night's Grammy Awards with a live performance, broke up in 1984. Members Sting, Andy Summers and Stewart Copeland have since pursued individual careers.
(...)
The Police plan a world tour of arenas, stadiums and some festivals beginning in North America on May 28 in Vancouver, British Columbia, moving to Europe in September and October, then re-crossing the Atlantic.
"It's going to be three guys on stage, that's all," Sting said. "The show is going to look simple but spectacular."
The group plans to stick to Police material and not include Sting's solo hits.
Bem a propósito do post anterior. Agora é só aguardar pelas datas europeias...
O Polícia que já não consegue correr muito depressa (mas que ainda tem pontaria)
Epá, ó Gordon, se é para cantares esse refrão duas oitavas abaixo do que fazias antigamente, mais vale continuares só a fazer colaborações com "manos" do hip-hop.
Live at Grammy Awards 2007
Mais a sério, agora: apesar de já não conseguir alcançar as performances vocais de há uns anos o feeling está todo lá...
Gostava bastante de os ver ao vivo...
Pode ser que...
Monday, February 12, 2007
Jogo Directo
Andava eu nas minhas deambulações bloguísticas quando descubro isto!
Não só disponibiliza semanalmente (ou quando a ocasião o exige) vídeos com resumos dos principais campeonatos de futebol do mundo como tem também dissertações, curiosidades e análises tácticas quase sempre acompanhadas por vídeo ou imagens.
Para quem, como eu, gosta de bola mas não tem SporTV (nem sequer TVcabo) isto é tudo!
Se gostam de futebol adicionem-no aos favoritos.
Aqui já está...
Vergonha!
56,4 % de abstenção?
Cada vez tenho mais vergonha deste país em que vivemos...
O povo fala, fala, fala que "eles" não fazem nada, que "eles" decidem tudo mal, que "eles" só pensam "neles" mas, quando "eles" decidem dar-nos a hipótese de decidir alguma coisa importante, o que é que a maior parte de "nós" faz?
Nada.
E não, não estou a falar apenas dos analfabetos das terrinhas. As ditas grandes cidades (Lisboa e Porto) registaram respectivamente cerca de 51% e 55% de abstencionistas.
Cambada de gente inútil! Nem para dar uma opinião servem...
Sunday, February 11, 2007
Acabei de votar...
... E espero que tenham feito o mesmo. Isto porque se o "Não" ganhar eu vou pessoalmente espancar cada um de vocês que preferiu ficar em casa a ver TV ou a lamentar-se pelo facto do Benfica ter sido eliminado da Taça pelo Varzim (gargalhada contida a muito custo nesta altura).
E eu sei quem vocês são!
Friday, February 09, 2007
Grandes Momentos do Cinema XI
Talvez o facto deste filme estar aqui se deva em parte ao tê-lo revisto ontem... O que é verdade é que ninguém lhe fica indiferente. Um autêntico poema!
Magnolia (1999)
Wednesday, February 07, 2007
Grandes Momentos do Cinema X
Já sei que vou receber algumas críticas por colocar aqui esta cena, mas eu acho que também é um marco no cinema, num dos filmes mais mediáticos dos anos 80. Tom Cruise no papel que o elevou ao estrelato.
Acho esta cena excelente, e é talvez a única que tenho de memória...
Top Gun (1986)
Grandes Momentos do Cinema IX
Esta pequena cena, deste extraordinário filme com uma das melhores interpretações de sempre, já se tornou cliché...
Taxi Driver (1976)
Monday, February 05, 2007
E porque há muito tempo que não se fala aqui de futebol...
...Há que referir que este foi um fim-de-semana desportivo muy Bueno.
Sunday, February 04, 2007
Grandes Momentos do Cinema VIII
Este era o momento que eu queria colocar aqui no post VII, mas como não tinha encontrado... Após uma pesquisa exaustiva, acabei por encontrar aquele que é para mim o melhor momento de outro dos meus filmes preferidos. Reparem no detalhe do som das rodas do triciclo, ora normal ora abafado. Um aparente pormenor que vem dar uma muito maior profundidade dramática à cena. Foi até hoje o filme de suspense/terror que mais ansiedade me conseguiu criar, muito por conta de cenas como esta. Para os que não se recordem, é no final de um destes corredores que estão as míticas gémeas...
The Shining (1980)
Saturday, February 03, 2007
Lisboa-Praga-Viena-Praga-Lisboa
Finalmente, as muito ansiadas férias chegaram. Aí fui eu mais 3 amigos a Praga, com planos para conhecer mais qualquer coisa (logo se via como corriam os dias). Chegados a Praga (ou Praha, em checo), foram 3 dias de caminhadas longas a conhecer uma cidade cheia de pequenos pormenores, em que cada fachada conta uma história, em que parece não haver um prédio vulgar. Imagens como esta que deixo aqui são comuns.
Por outro lado, o facto de ter vários edifícios em pedra escura, com uma iluminação nocturna bem sugestiva, transforma Praga numa "cidade do Drácula", como diz alguém que conheço. Não acreditam? Vejam aqui à esquerda.
Nesta altura ainda o tempo estava bom. Na viagem para Brno, onde fomos ter com um amigo checo, começou então a nevar. Coisa pouca, como podem ver nesta imagem que nos transmite algum frio.
Depois de um dia e uma noite bem agradável, era tempo de seguir para Viena, o nosso próximo destino. Duas horas de comboio e aí estamos numa cidade enorme, linda, cheia de vida e de cultura, onde se consegue sentir o "peso" de tanta história. Imagens destas por todo o lado...
Fica a certeza que é necessário passar, no minímo, uns 6/7 dias em Viena para se conhecer tudo o que vale a pena, tal é a imensidão de monumentos, museus, igrejas, parques, palácios...
De regresso a Praga, mais uma bela noite e antes da partida um pequeno-almoço retemperador.
Uma hora e meia dentro do avião à espera que a pista fosse limpa (estavam mais de 7 cms de neve) e, de volta a Lisboa...
Notas:
República Checa - Dividida em duas regiões, deu para perceber também que as pessoas são diferentes de uma para a outra. Na Bohemia (Praga) encontrámos uma mentalidade mais fechada, pessoas mais frias, menos disponíveis, menos simpáticas até. Já na Morávia, notámos uma maior receptividade, quem sabe consequência de outro dos trunfos da região: melhor vinho.
Viena - Indispensável visitar, com tempo suficiente. Pessoas muito acessíveis, simpáticas, bem-dispostas... Se forem lá à procura de animação, aconselho esta pousada, para pessoas de espírito jovem, com muito movimento e boa disposição (e barata também).
Friday, February 02, 2007
Grandes Momentos do Cinema VII
Concordo plenamente com o bU na analogia que fez entre o Pulp Fiction e os Nirvana, pois ambos representaram uma ruptura na forma de encarar cada uma das suas artes. Mas no seguimento dessa mesma analogia, tenho de colocar a seguinte cena no mesmo patamar de um Carl Cox, pelo que este fez na massificação da música electrónica, tal como o filme em causa deu uso aos efeitos especiais enquanto meio para dar consistência a um argumento profundo e que lança muitas questões:
The Matrix (1999)
Grandes Momentos do Cinema VI
Costumo dizer que este filme é os Nirvana do cinema. Nada mais foi igual desde então.
Obviamente que, para a cena escolhida, pesou o facto de estar presente o famosíssimo Ezekiel 25:17 (que alguém que eu conheço sabe de cor).
Pulp Fiction (1994)