Sunday, October 12, 2008

7 Maravilhas

Respondendo ao desafio feito pelo grande Lobístico no 100 sentimentos, aqui ficam as músicas que mais me marcaram por todas e nenhumas razões em especial...

Como (também) não poderia deixar de ser, "The King" teria sempre de figurar em primeiro lugar nesta lista. Pelos verões passados na terra dos meus avós com o meu irmão, por ter sido a minha primeira referência musical e por ainda hoje não me fartar de o ouvir (como é que é possível?). Não consigo associar nenhuma música a nenhum momento particular mas sim a todos. Não marcou um momento, marcou uma era na minha vida.



Adorava esta música. Costumava pô-la a tocar na aparelhagem da sala mas, mal sentia o meu pai, desligava-a porque ele normalmente queria ver televisão quando chegava. Nesse dia (talvez por estar mais alto que o normal) não o ouvi entrar em casa e, quando entrou na sala, deu-me o beijo da praxe, sentou-se e ficou ali, com a televisão desligada, sem dizer mais nada até a música acabar...



O primeiro vinil que comprei sozinho na vida. Lembro-me de me terem oferecido um cheque-disco e, depois de passar uma tarde inteira na loja a ouvir álbuns, ter optado por este. Hoje escolheria exactamente o mesmo.



Conheci esta música em casa do meu tio (que foi a primeira pessoa que conheci a ter um leitor de CD) e nunca conseguia evitar ouvi-la pelo menos cinco ou seis vezes seguidas em repeat enfiado nuns auscultadores gigantes. Associo-a a tempos felizes... Àquela altura em que a família estava completa, era harmoniosa e ainda se juntava em almoçaradas...



O meu acordar definitivo. Os Pixies ensinaram-me que não há limites para o que a música pode ser e significar. Lembro-me de ouvir esta música pela primeira vez no meu quarto depois de comprar o Doolittle e pensar: "É isto..."



Ouve um dia em particular no Gerês em que, ao som de Sublime, tive finalmente a certeza de que estava contente por estar vivo. Foi também ao som desta música que, num certo fim-de-ano, se despedaçou completamente uma certa cama que não aguentou levar com meia dúzia de gajos em cima aos saltos. E diz quem esteve lá que isso não foi suficiente para a guitarra parar de tocar...
O Bradley Nowell ensinou-me que nada é para levar muito a sério e que o principal para se fazer boa música é e será sempre talento.



A única música que faz jus a esta lista. Aquela que está aqui apenas por si só e pelo que significou para mim naquele momento.



Obrigado ao Lobístico por esta oportunidade que me proporcionou de viajar dentro do baú das recordações. E houve tantas que ficaram de fora...

4 comments:

Mike Monteiro said...

É delicioso poder percorrer estas músicas. Parece que estamos a viver o teu filme. São grandes temas e alguns foram directamente para os favoritos do youtube. Parte das escolhas também me trouxeram boas memórias.

Obrigado por teres aceite.

Grande abraço!!

LuMa said...

Foi realmente um sopro no coração :D

Morning_Theft said...

E quando a tua Vida mudou quando ouviste o Smells??? :p

bone daddy said...

Ya... Era a minha 8ª escolha. Mas como não consegui tirar nenhuma acabei por não incluir. E esta lista era, supostamente, não para as músicas mais marcantes mas para as músicas que acompanharam momentos marcantes... ;)