Wednesday, November 15, 2006

Haverá Óscar?


Eu prevejo pelo menos umas nomeações para "The Departed", em particular nas categorias de interpretação. Se é verdade que o argumento é bom e se é verdade que a realização de Martin Scorsese é consistente e trabalhada (será desta que vem o Óscar?), este é claramente um "filme de actores", com especial destaque para Leonardo DiCaprio (no seu melhor papel até ao momento?), Matt Damon, Jack Nicholson (é impressionante como as suas interpretações são sempre tão próximas umas das outras mas sem perder a genialidade), Mark Wahlberg (num grande papel, com diálogos de mestre que me lembram diálogos com alguns amigos), Martin Sheen e Alec Baldwin (que me surpreendeu). Uma palavra ainda para os belos e expressivos olhos de Vera Farmiga, que vi pela primeira vez num papel de destaque e que justifica a atribuição do mesmo.
O filme retrata a "guerra" entre a polícia de Boston (dirigida por Sheen) e um grupo de mafiosos irlandeses (dirigidos por Nicholson), e fá-lo de uma forma crua, sem rodeios, assim muito "in your face", que poderá incomodar alguns ou passar ao lado de outros (na fila atrás da minha estava um grupo que passou o filme todo a rir, o que atendendo ao tema...), incluindo todos os jogos de poder entre as duas partes, entre estas e a "concorrência" (outros grupos mafiosos por um lado e outras agências como o FBI por outro) ou agentes infiltrados. Um filme a ver.

3 comments:

Andy said...

Boa crítica, também gostei da farmiga e acho que o mais giro do filme é a forma como vai tendo saltos no tempo sem que nos avisem. Obriga-nos a estar com atenção...

JAP said...

O Nicholson é fantástico. Adoro quando o gajo faz papel de mau, aquela ironia cheia de classe é uma loucura. Eu também gostei muito do filme.

Papoila said...

Tenho de ver então.