Saturday, June 03, 2006

O filme do momento


Tanto se fala de “The Da Vinci Code” que decidi retomar os meus comentários cinematográficos com a tão badalada versão do best-seller de Dan Brown. Mas primeiro tenho de dizer que não sou grande admirador de Ron Howard, acho-o demasiado “by the book”, sem nunca ser brilhante. Falando do filme em si, embora tenha um ou outro bom momento (gostei particularmente da cena final), sofri daquele que é o seu maior problema: já tinha lido o livro. Perde o seu impacto e, na minha opinião pessoal, perde naquilo que mais me agradou no livro: a explicação da teoria (é natural, ficaríamos com um filme de algumas horas).
Em todo o caso, voltando ao filme em si, Audrey Tautou está óptima (tem sempre muito bom aspecto, esta senhora), Tom Hanks parece-me mais em piloto automático e é Paul Bettany quem mais brilha, no papel do albino Silas. É um filme que não desagrada, que certamente será mais admirado por aqueles que não leram o livro (sim bU, estou a falar de ti), mas que penso que não ficará para história.

7 comments:

Anonymous said...

Realmente, falam tão mal e criticam tanto a Audrey Tautou mas, para mim, ela é a melhor personagem do filme (exceptuando o Silas, que está fenomenal!)...

Zebedeu said...

Lamento desiludir-te miguel, eu não li o livro e só não adormeci porque levei a sogra ao cinema e ela não me deixou (literalmente mesmo)!!

Morning_Theft said...

Audrey Tatou é sublime...

Papoila said...

Tou nem aí, tou nem aí...
Nem o livro (há 1 ano a tentar lê-lo), nem o filme me tenta.
Acho que a 2 e o História, já me elucidaram o suficiente sobre a matéria.

marta, a menina do blog said...

Bem, estou a ler a Regra de Quatro, de Ian Caldwell e Dustin Thomason que, em poucas palavras, pôe o Código Da Vinci a um canto.
Aconselho.
Gostei mais dos Anjos e Demónios, apesar da parte final ser excessivamente hollyodesca. É fantástica a busca das obras de arte.

Pedro Duarte said...

Eu tb li o livro. Mas pessoalmente, acho q isso me fez gostar do filme. Confrontar-lo um pouco com o q tinha imaginado.

Até pq o filme é filmado a correr... se nao conhecesse a história, acho q nao tinha gostado.

Anonymous said...

This is very interesting site... » »