Não podia deixar passar sem uma nota no blog o falecimento de Roger Keith Barrett (1946-2006) ou, como era conhecido, Syd Barrett, que foi, juntamente com o seu vizinho de infância Roger Waters, um dos membros fundadores dos Pink Floyd.
Barrett participou na composição de 10 das 11 músicas do primeiro álbum (e primeiro sucesso) dos Pink Floyd, de seu nome The Piper At The Gates Of Dawn (cujo título vem de um dos capítulos de um dos livros preferidos de Barrett, The Wind In The Willows). Um lançamento que foi um sucesso imediato, para uma banda que já tinha uma enorme corrente de admiradores na “swinging London” dos anos 60. gerada pelos lançamentos antecipados dos singles Arnold Layne e See Emily Play que cativaram, entre outros, Pete Townshend, Paul McCartney, Eric Clapton e até o ainda desconhecido David Bowie a serem “clientes habituais” do clube UFO, onde os PF actuavam regularmente, num misto de música alucinada e efeitos de luz psicadélicos.
Numa época em que tudo era permitido, Syd Barrett inovou na forma como tocava guitarra, percorrendo os trastes com o seu isqueiro num movimento que se generalizou entretanto, mas a sua estabilidade emocional sucumbiu ao uso excessivo de LSD, entrando no que se poderá chamar uma borderline madness em que, sem nunca ser possível diagnosticar-lhe qualquer doença neurológica, os momentos de sanidade mental rareavam, e em palco chegava a passar concertos inteiros sem mudar de nota. Afastado pelo resto da banda (não sem ter ainda composto uma música - Jugband Blues - para o segundo álbum, A Saucerful Of Secrets) por ser incomportável manter alguém que chegava a não aparecer em concertos, Barrett lançou ainda dois álbuns a solo (The Madcap Laughs e Barrett), que só vieram fortalecer a sua imagem de génio louco.
Desapareceu de cena durante os últimos 34 anos, perdido entre hospitais psiquiátricos e um retiro no campo, mas ficará sempre famosa a sua aparição-surpresa no estúdio onde era gravado o nono (!!) álbum dos Floyd (Wish You Were Here), curiosamente quando estava a ser trabalhada uma música que lhe era dedicada (numa mistura de admiração e ressentimento) a famosa Shine On You Crazy Diamond.
Wednesday, July 12, 2006
Wish You Were (still) Here
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
4 comments:
Shine on you crazy diamond sempre foi a minha música preferida de PF...
He will be missed...
No meu top de arrependimentos está não ter ido ao único concerto deles cá em Portugal, mas era pequenino.... ggrrrrr :(
Looking for information and found it at this great site... high speed internet access thong ass 2006 world baseball classic live scores Boston marketing web Health mate saunas wholesale saunainfo.50webs.com
Post a Comment