Monday, July 10, 2006

E pronto... Acabou...

Findo este Mundial, sinto aquela necessidade compulsiva de comentá-lo (ou não fosse eu Português)...

4ª lugar
Antes de mais, quero deixar bem claro que me sinto orgulhoso deste 4º lugar. Para uma nação com dez milhões de habitantes e com parcas condições para a prática deste desporto, sabe bem estar entre a elite mundial da modalidade. O balanço é, portanto, quanto a mim, bastante positivo. É claro que estou triste por sentir que poderíamos ter ido mais além mas, se me dissessem antes do torneio começar que iríamos jogar no dia 8 de Julho, tenho a certeza que iria ficar em êxtase (com direito a noite de copos)...
Mas, como já alguém disse, este Mundial há-de ficar para sempre na nossa memória como o Mundial que poderíamos ter ganho...

Scolari
Ao contrário da maior parte das opiniões que tenho ouvido, não sou um grande fã deste brasileiro. Reconheço-lhe méritos imensos a nível da preparação psicológica e mentalidade de grupo mas, em quase tudo o resto, falhou redondamente. Se por um lado, neste tipo de torneios, os aspectos psicológicos são fundamentais (nenhum jogador vai aprender aspectos técnicos para a selecção), o saber escalar um onze, saber ler jogos ou fazer substituições acertadas são igualmente aspectos cruciais.
Se por um lado, desde que vejo futebol, não me lembro de ver uma Selecção Portugesa tão unida e com tanto espírito de grupo, também não me lembro de ver uma Selecção Portuguesa com tanta estrelinha, não tendo feito um único jogo que me “enchesse o olho”.
E aquela insistência no Pauleta... Porquê?

Portugal vs Angola
Contra uma das piores selecções deste Mundial, Portugal jogou qb. Após o golo madrugador limitou-se a gerir o resultado (não sem ter apanhado um valente susto perto do final que nos poderia ter custado o empate).

Portugal vs Irão
Um dos nossos melhores jogos contra uma selecção que não é nenhum bicho papão. Boa exibição e vitória incontestável.

Portugal vs México
Exibição sofrível. Dois golos madrugadores ajudaram a criar a ilusão de que se tratou de um jogo fácil. Na segunda parte os Mexicanos (com menos um jogador em campo) mandaram no jogo e falharam pelo menos três golos na cara do Ricardo.

Portugal vs Holanda
Boa primeira parte de Portugal. Na segunda parte apenas defendemos (o que é compreensível dadas as circunstâncias). Tenho a certeza de que se aquela bola do Cocu entra já não haveria pulmão para recuperar...
E tivémos ainda sorte no facto da Holanda ter um treinador chamado Van Basten que, felizmente, tem tanto de bom treinador como teve de mau ponta de lança. Expliquem-me porque é que uma equipa em superioridade numérica, com dois extremos fabulosos (Robben e Van Persie) opta por fazer chuveirinho a partir da zona intermediária durante toda a segunda parte! E, como se não bastasse, opta por este estilo de jogo com o Van Nistelrooij no banco! Vá lá um gajo perceber...
Claramente mais demérito dos Holandeses do que mérito nosso...

Portugal vs Inglaterra
Jogo muito fechado, muito poucas (ou nenhumas) oportunidades de golo, equipas muito encaixadas uma na outra e tudo muito equilibrado... Pelos menos até à expulsão do Rooney. A partir daí portugal instalou-se no meio campo adversário e mostrou ao mundo como se faz um carrocel com a bola a ir do flanco esquerdo do ataque até ao flanco oposto (e vice-versa) mas passando sempre pelos trincos ou pelos centrais no meio do processo... Tudo isto sem um remate perigoso ou um desequilíbrio... Vazio total... Valeu-nos a azelhice do Eriksson (tirar o homem mais criativo e que podia causar mais desequilíbrios no meio campo – Joe Cole – quando ficou reduzido a dez homens foi de mestre)...
E valeu-nos, claro, o grande Ricardo!

Portugal vs França
Para mim não há dúvidas. Foi mesmo penalti sobre Henry e não foi mesmo penalti sobre o Cristiano Ronaldo.
Era difícil fazer melhor. Com um Pauleta e um Deco ausentes do jogo, um Figo esforçado mas completamente nas lonas, um Cristiano Ronaldo também esforçado mas inconsequente, restou-nos um Maniche que, sozinho, nunca conseguiu impôr-se a esta (ainda) grande equipa Francesa.
Mais uma vez, Scolari devia ter mexido na equipa mais cedo e a solução penso que não passava pelo Postiga...
Um super meio campo Francês liderado por um super Zidane (ninguém lhe tirava a bola) afundou, quanto a mim, justamente uma equipa Portuguesa que, a perder desde cedo, nunca mostrou argumentos para disputar a final.

Portugal vs Alemanha
Talvez o melhor jogo de Portugal neste Mundial (para provar que o que nos inibe não são os adversários mas a pressão das grandes decisões). A sorte não quis nada connosco pois ainda com o resultado em 0-0, falhámos duas ou três excelentes ocasiões de golo.

Jogadores que mereciam mais

Ricardo – Só falhou quando ninguém podia levar a mal: no primeiro golo da Alemanha. De resto, um Mundial irrepreensível recheado de boas intervenções e com entrada directa no Livro de Ouro dos Mundiais: primeiro guarda-redes a defender três grandes penalidades numa série de cinco.
Ricardo Carvalho – Grande torneio! A provar que é um dos melhores centrais da actualidade. A título de curiosidade refira-se que o momento em que deixei de acreditar que íamos ser campeões do mundo foi o momento em que o Ricardo Carvalho viu o cartão amarelo contra a França.
Fernando Meira – Surpreendeu-me bastante. Seguríssimo. Nunca comprometeu (que é o que se pede a um central).
Miguel – Seguro a defender e acutilante a atacar. Um dos melhores Portugueses no torneio.
Maniche – Enorme! Pressiona, corre o campo todo, ataca, defende, joga e faz jogar. E é o único português com o culto de chutar fora da área (e como o faz bem).
Figo – A classe do costume, cada vez mais esbatida por uma falta de força cada vez mais notória... Começou o torneio em grande e foi descendo gradualmente... Mas nunca desiludiu e acabou a carreira na Selecção da forma mais emblemática possível: um centro teleguiado “à Figo” para a cabeça do Nuno Gomes.

Jogadores que mais valia terem visto o Mundial na SporTV

Costinha – O que raio foi aquilo contra a Holanda? Mas este gajo é parvo ou quê?
Deco – A um jogador com esta classe pede-se mais do que um golo de antologia frente a uma equipa do Médio Oriente. E aquele lance contra a Holanda podia ter deitado tudo a perder...
Pauleta – Porque é que eu tinha a sensação que estávamos sempre a jogar com dez jogadores quando ele estava em campo?

Itália
Foram passando, passando, passando (a maior parte das vezes sem saber como) até que... "Olha...! Ganhámos isto!"

Zidane
Para mim, a par do Figo, o melhor jogador pós-Maradona. Não vou ficar com má impressão dele devido àquele lance da final porque, felizmente, acompanhei a sua carreira e sei que não foi a dar cabeçadas em adversários que ganhou fama. Vou ficar com a impressão de que era um jogador fantástico que não levava desaforos para casa e que cegava quando era insultado.

7 comments:

Morning_Theft said...

Concordo basicamente com tudo aquilo que disseste. Não fizemos um único grande jogo (a não ser talvez contra a Alemanha e o Irão mas sp a espaços) pelo q o 4º lugar acaba por ser justíssimo mas também por tudo aquilo que se passou vai saber sp a pouco...

Tb destacaria o Ricardo, o Meira, o Figo e o Miguel sendo q os melhores foram sem dúvida o Carvalho e o Maniche (e lá se vai o sonho leonino de o verde de verde e branco!).

Este Mundial ficará marcado pelo abandono de Zidane e de Figo e foi bom constatar a forma como ambos acabaram por sair da competição o q só confirma a minha "teoria" de q Figo foi o melhor jogador dos últimos 20 anos...

N tenho mt mais a dizer até pq o q tinha a dizer, já o fiz no meu espaço mas continuo a n perceber como é que uma equipa que faz 1(!!!) remate na última hora de um jogo, merece ser campeã do mundo! :p

Abraço

Ryder said...

Na minha opinião, os melhores jogos que fizemos em termos de futebol jogado foi contra a França e contra a Alemanha, curiosamente os dois que perdemos, dando a entender que realmente praticar futebol bonito e empolgante neste mundial não levava a lado nenhum (vide Austrália, Argentina, Espanha ou Holanda - nalguns jogos).
Tal como tu, não vou ficar com má impressão do Zidane em função daquele último lance. A minha má impressão do Zidane vem dos tempos em que jogava na Juventus e em que numa só época acumulou algumas expulsões, tendo num dos casos chegado a levar 5 jogos de suspensão... Foi um jogador expulso por 14 vezes, o que num médio claramente ofensivo só costuma acontecer por entradas mais graves ou agressões.
Concordo contigo que Ricardo, Ricardo Carvalho, Fernando Meira, Miguel, Maniche, Figo e Cristiano Ronaldo (este foi melhorando de jogo para jogo) merecem menções honrosas por tudo o que fizeram neste campeonato.

Papoila said...

Para mim, os melhores jogadores da Selecção foram o Miguel e o Simãozinho.
Quanto ao pior...Pauleta, já vais tarde!

bone daddy said...

Hmmmm... Quanto ao Miguel estamos conversados! ;)
Relativamente ao Simão, apesar de ter feito bons jogos, nunca deslumbrou... A um extremo, na minha opinião, não se pode pedir apenas que jogue bem. Tem de desequilibrar. Daí não o ter incluído nos destaques. Mas fez um bom Mundial.

Andy said...

Parabéns pelos comentários futebolísticos, a fazer inveja a muitos dos supostos comentadores que abundam por aí na praça e não dizem nada de jeito.
Concordo em absoluto com tudo, apenas acrescentaria que pelo jogo que fez contra a Alemanha (na minha opinião um dos melhores jogos do torneio) a Itália até merece o título.
E digo isto como total vira-casacas que me tornei uma vez que todos os outros jogos da Itália foram o catenaccio habitual. Mas pelo que vi naquele jogo, acho que o caneco não fica mal entregue...
Parabéns!

Artur said...

Porra que tu es Sportinguista, e aqueles 18 anos ainda estão agarrados a ti (BU). Se o nosso melhor jogo e' aquele em que perdemos. Esquece, foi um mundial de jogos feios, com equipas que parece que tiraram um curso de tactica na Grecia, e em que parece que não sofrer golos e' mais importante que os marcar. Em que ganha o campeão de mergulho de nome Italia (sim um penalty, ganho no ultimo minuto a Australia, mostra claramente a qualidade da equipa). Salvam-se os golos bonitos da Argentina. Ainda bem que não gosto de futebol, porque senão estava triste.

bone daddy said...

Andy: Vi também o primeiro jogo da Itália (contra o Gana) e fiquei impressionado. Fizeram exibição de gala e ganharam 2-0 incontestavelmente. E até podiam ter sido mais... É o que me enerva nos gajos. Até sabem jogar à bola mas, nas grandes decisões, optam sempre por aquele futebolzinho enervante...