Monday, February 20, 2006

Dinamarca e Arábia Saudita

«A Dinamarca não tem petróleo, mas é um dos países mais civilizados do mundo: tem um verdadeiro Estado Social, uma sociedade aberta que pratica a igualdade de direitos a todos os níveis, respeita todas as crenças, protege todas as minorias, defende o cidadão contra os abusos do Estado e a liberdade contra os poderosos, socorre os doentes e os velhos, ajuda os desfavorecidos, acolhe os exilados, repudia as mordomias do poder, cobra impostos a todos os ricos, sem excepção, e distribui pelos pobres. A Arábia Saudita tem petróleo e pouco mais: é um país onde as mulheres estão excluídas dos direitos, onde a lei e o Estado se confundem com a religião, onde uma oligarquia corrupta e ostentatória divide entre si o grosso das receitas do petróleo, onde uma polícia de costumes varre as ruas em busca de sinais de «imoralidade» privada, onde os condenados são enforcados em praça pública, os ladrões decepados e as «adúlteras» apedrejadas em nome de um código moral escrito há quase seiscentos anos. E a Dinamarca tem de pedir desculpas à Arábia Saudita por ser como é e por acreditar nos valores em que acredita?»

Miguel Sousa Tavares, in Expresso

4 comments:

Mike Monteiro said...

Como me chateia que este tipo tenha sempre razão.

NAM said...

Só falta dizer: Como é que alguém tão esclarecido pode ser do FCP???

Pronto está dito...
:)

el_olive said...

ok esse comentario ja tinha sido evitado sinceramente a frequencia com que são mencionados assuntos clubisticos neste blog começa a torna-se um pouco chata e desagradavel, daki a pouco arrisco a que só possa ler este blog com a bela da cerveja e o belo do tremoço...

Anonymous said...

Pois é, realmente não estava ciente desta verdade. Acho que vou imigrar para a Arábia Saudita. Não posso com esses fanáticos e corruptos dos Dinamarqueses mais o seu estado totalitário.