Saturday, February 03, 2007

Lisboa-Praga-Viena-Praga-Lisboa

Finalmente, as muito ansiadas férias chegaram. Aí fui eu mais 3 amigos a Praga, com planos para conhecer mais qualquer coisa (logo se via como corriam os dias). Chegados a Praga (ou Praha, em checo), foram 3 dias de caminhadas longas a conhecer uma cidade cheia de pequenos pormenores, em que cada fachada conta uma história, em que parece não haver um prédio vulgar. Imagens como esta que deixo aqui são comuns.


Por outro lado, o facto de ter vários edifícios em pedra escura, com uma iluminação nocturna bem sugestiva, transforma Praga numa "cidade do Drácula", como diz alguém que conheço. Não acreditam? Vejam aqui à esquerda.


Nesta altura ainda o tempo estava bom. Na viagem para Brno, onde fomos ter com um amigo checo, começou então a nevar. Coisa pouca, como podem ver nesta imagem que nos transmite algum frio.



Depois de um dia e uma noite bem agradável, era tempo de seguir para Viena, o nosso próximo destino. Duas horas de comboio e aí estamos numa cidade enorme, linda, cheia de vida e de cultura, onde se consegue sentir o "peso" de tanta história. Imagens destas por todo o lado...

Fica a certeza que é necessário passar, no minímo, uns 6/7 dias em Viena para se conhecer tudo o que vale a pena, tal é a imensidão de monumentos, museus, igrejas, parques, palácios...
De regresso a Praga, mais uma bela noite e antes da partida um pequeno-almoço retemperador.

Uma hora e meia dentro do avião à espera que a pista fosse limpa (estavam mais de 7 cms de neve) e, de volta a Lisboa...

Notas:
República Checa - Dividida em duas regiões, deu para perceber também que as pessoas são diferentes de uma para a outra. Na Bohemia (Praga) encontrámos uma mentalidade mais fechada, pessoas mais frias, menos disponíveis, menos simpáticas até. Já na Morávia, notámos uma maior receptividade, quem sabe consequência de outro dos trunfos da região: melhor vinho.
Viena - Indispensável visitar, com tempo suficiente. Pessoas muito acessíveis, simpáticas, bem-dispostas... Se forem lá à procura de animação, aconselho esta pousada, para pessoas de espírito jovem, com muito movimento e boa disposição (e barata também).

3 comments:

bone daddy said...

Pq é q eu n consigo ver nenhuma foto?

Ryder said...

Corrigido... Problema do blogger...

Anonymous said...

É possivel saber o preço das viagens de Praga para Viena?
Obrigado...

pedronunodossantos@gmail.com