Friday, September 29, 2006

"I met this very nice lady, and her name's Story(...)"


O meu "contador de histórias" favorito sempre foi Steven Spielberg. Dos mais unanimemente aceites ("E.T. - The Extra-Terrestrial", "Schindler's List", "Saving Private Ryan") aos mais criticados ("A.I. - Artificial Inteligence", "War Of The Worlds", "Munich"), Spielberg sempre teve o condão de pegar numa boa história e transpô-la para cinema como mais ninguém.
No entanto, de há uns anos para cá, e em particular desde "Signs", que reconheço em M. Night Shyamalan um talento “diferente”. Shyamalan pretende fazer passar uma mensagem em cada filme seu. Para esse efeito, cria ele próprio toda uma história complexa, com múltiplas camadas de interpretação, de forma a que a sua mensagem passe, quer os espectadores se dêem ao trabalho de a tentar entender ou não.
Embora, para mim, o expoente máximo dessa forma de realizar seja “Signs”, este “Lady In The Water” não lhe fica muito atrás. Partindo de um conto de embalar que Shyamalan inventou para as filhas, “Lady (…)” é uma história aparentemente simples mas lindíssima, cheia de intencionalidade, desde os pequenos detalhes até à mensagem final. Para além dos momentos intensos (uma marca nos seus filmes), temos momentos de uma beleza rara, para a qual também contribui uma excelente e tocante banda sonora de James Newton Howard. Destaque ainda para as interpretações, neste caso de Paul Giamatti (cada vez mais a afirmar-se), Bryce Dallas Howard e do próprio M. Night Shyamalan, que pela primeira vez atribui a si mesmo um papel com maior presença ao longo do filme.
Quanto à história em si, consiste numa "narf" (Bryce Dallas Howard), de seu nome Story (mais um pormenor genial de Shyamalan), que vem ao nosso mundo para mudar a vida de alguém e que para isso é ajudada por Cleveland (Paul Giamatti), e depois de o fazer tem de regressar ao seu mundo, tarefa complicada pela presença de um animal aterrador que a tenta impedir. Não entro em mais pormenores da história nem das interpretações a que pode estar sujeita porque devem ver primeiro o filme, com a mente totalmente aberta, sem uma pré-definição de como a interpretar. Se depois de o ver quiserem falar sobre isso, óptimo que eu estou mortinho por isso... :)

P.S. - Tentem chegar a tempo ao filme, não percam a animação do genérico. Não só é importante para a história mas também pelo simbolismo de ser tão simples.

Friday, September 22, 2006

Só para dizer...

... que a Wikipidea é algo absolutamente excepcional! Tem isto, isto (actualizadíssimo), isto ou até (pasme-se) isto (sendo que aconselho vivamente a leitura completa desta última).

Lembrando o post do bU...

Sunday, September 17, 2006

Where Is My Mind

Ooooooh - STOP!

Ooooooh [4x]
With your feet in the air and your head on the ground (Ooooooh)
Try this trick and spin it, yeah (Ooooooh)
Your head will collapse (Ooooooh)
But there's nothing in it, and you'll ask yourself

Where is my mind [3x]
Way out in the water
See it swimmin'

I was swimmin' in the Carribean (Ooooooh)
Animals were hiding behind the rocks (Ooooooh)
Except the little fish (Ooooooh)
But they told me, he swears, tryin' to talk to me - to me - to me

Where is my mind [3x]
Way out in the water
See it swimmin' ?

With your feet in the air and your head on the ground (Ooooooh)
Try this trick and spin it, yeah (Ooooooh)
Your head will collapse (Ooooooh)
If there's nothing in it, and you'll ask yourself

Where is my mind [3x]
Way out in the water
See it swimmin' ?

(Ooooooh)
With your feet in the air and your head on the ground (Ooooooh)
Try this trick and spin it, yeah
(Ooooooh) [4x]

(Frank Black)

Friday, September 15, 2006

LuzMá

Não sei se já ouviram falar do projecto LuzBoa. Basicamente é um projecto que tem como objectivo dotar certas zonas emblemáticas da cidade de Lisboa de nova iluminação mais original.
Ora, isto é tudo muito bonito mas eu não vejo o que é que raio colocar lâmpadas vermelhas em candeeiros tem de apropriado! Isso mesmo! Leram bem! Vermelhas!
Pois é... Para quem ainda não viu, os candeeiros situados na Rua que desce do Príncipe Real até ao Largo Camões (rua essa que muda de nome tantas vezes que não me apetece dizê-los) estão todos dotados de lâmpadas vermelhas...
Clubismos à parte, é uma grande merda! A iluminação é francamente pior (a última vez que passei lá à noite por pouco não atropelei dois peões a atravessar em passadeiras) e existe agora um ambiente muito "bairro de putas" que, por muito que quem visite ache graça, para quem lá vive não tem piadinha mesmo nenhuma... Qual será a parte de "o objectivo principal das lâmpadas é iluminarem" que eles não perceberam?
Acho piada a estes projectos intelectualóides e mais piada ainda a quem os aprova. Se metessem mas era as lâmpadas vermelhas num sítio escuro que eu cá sei!

"já que só se fala em futebol"

Já que só se fala no Sporting, ou no Barcelona etc... (em Espanha tb prefiro o Real Madrid), acho importante deixar aqui o meu apoio ao Benfica assim pelo menos vai variando... somos 3 parrots e por incrível que pareça estou em minoria... portanto esta fica para os leitores benfiquistas:

FORÇA BENFICA!

Wednesday, September 13, 2006

E já que falamos de futebol, não posso deixar de incluir aqui o meu mais-que-sincero:

Obrigado, Caneira!



(bU, espero que perdoes, mas tomei a liberdade de acrescentar o video porque acho que todos devem ver)

Só para terminar o pensamento anterior

Peço desculpa a quem não gosta de futebol, mas só soube desta notícia agora e penso que é o melhor exemplo para demonstrar a imagem que queria passar no post anterior.

Depois de 107 anos sem qualquer referência publicitária nos equipamentos da equipa de futebol, o Barcelona estreou ontem a seguinte camisola:

Anunciada há poucos dias pelo presidente Joan Laporta na sequência da política "Barcelona: Més que un club" (em português: "Mais que um clube"), adoptada desde a sua eleição, a parceria entre as duas instituições tem contornos curiosos. Para além de, pela primeira vez, usar camisolas com inscrições, o Barcelona ainda vai contribuir para os programas de apoio a crianças da UNICEF com, pelo menos, 1,5 milhões de euros por cada um dos próximos 5 anos.

Tuesday, September 12, 2006

É por isto que vale a pena

Sou um grande admirador de futebol, como podem confirmar aqueles que me conhecem. Acima de tudo, pelo espectáculo, pelo desporto. Por isso, e apesar de este não ser um blog de futebol, não posso deixar aqui de contar duas histórias deste fim-de-semana.

Cazorla, de 21 anos, passou os últimos 3 anos a jogar no Villareal, um clube de uma pequena localidade com um estádio onde cabem praticamente todos os seus habitantes. Ajudou o Villareal a conquistar (pela primeira vez na sua história) um lugar na Liga dos Campeões e chegou mesmo a representar o "Villa" na competição, mas este ano acharam que não servia. Foi contratado pelo Huelva, acabadinho de subir à primeira divisão. E foi este fim-de-semana que as duas equipas se encontraram em Villareal, com o golo da vitória do Huelva a ser marcado por Cazorla e, admirem-se, a ser aplaudido por um público da casa que admira o futebol quase mais do que a própria equipa, e respeita aqueles que sempre deram tudo ao serviço do seu clube.

Jimmy Floyd Hasselbaink (que jogou no Campomaiorense e no Boavista) esteve 4 anos ao serviço do Chelsea (numa fase pré-Abramovich, em que o clube não ganhava nada). Ajudou o Chelsea a consolidar-se entre os primeiros da Premier League e a atingir uma final da Taça. Agora ao serviço do Charlton, marcou sábado ao Chelsea o golo que era, na altura, do empate a uma bola. Sem festejar, limitou-se a "pedir desculpa" (por gestos) pela desfeita aos adeptos do clube que mais anos representou e recebeu destes um aplauso sentido. Podem ver as imagens aqui.


Tudo a ver com "Casos Mateus", "Apitos Dourados" e afins, não é?....

Saturday, September 09, 2006

O destroçar de um mito

"Eu não sou um pinga-amor!"
(José Cid)

Pormenor irrelevante

Ouvi há pouco na televisão Tinoco de Faria (presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica) proferir exactamente as seguintes palavras:

- Ninguém do Benfica, de uma forma sistemática, tentou deturpar a verdade desportiva!

Depreendo portanto que tal não aconteceu de uma forma sistemática... Talvez apenas de uma forma ocasional, portanto?
Achei piada que nenhum dos jornalistas à volta o tivesse confrontado com isto... Enfim... Pormenores...

Friday, September 08, 2006

Em Dezembro, no Casino Lisboa!


E a estreia é logo no meu aniversário! Alguém alinha?
(mais pormenores aqui)

Wednesday, September 06, 2006

Assombroso...



Não consigo mesmo dizer mais nada...
Apenas que aqui e aqui há mais dois brindes...

Um dia (muito) feliz...

Faz hoje um ano que comecei a puxar pelo meu lado imaginativo. Empurrado pelo crescente movimento bloguista em Portugal, decidi fundar um tal de "The Live Parrot". A dada altura, principalmente por haver uma coincidência nas perspectivas e no pensamento, mas também (há que ser honesto) como forma de aumentar o movimento do blog e tirar a pressão criativa apenas de cima de mim, decidi convidar duas pessoas muito especiais para se juntarem à equipa (que era de um, até esse dia).
Por isso, e mais do que dar os parabéns a um projecto que começou por ser meu (o que seria muito egocêntrico), quero aproveitar esta data para deixar um abraço muito especial ao bU e à whatever, que mais do que colegas de escrita, são amigos para a vida (auto-rádios à parte), mesmo que as circunstâncias da mesma nos venham a afastar a dada altura (espero que não aconteça).
Mesmo se pudesse escolher de novo, não seriam outros os papagaios a acompanhar-me nesta gaiola.

Tuesday, September 05, 2006

Faria hoje 60 anos...



Sem palavras fica a homenagem

Monday, September 04, 2006

Peneda-Gerês

Au!!!

Não posso deixar de contar isto...

Para os mais distraídos, eu moro no Bairro Alto. Bairro esse que adoptou (e bem) há poucos anos atrás uma política de trânsito condicionado no seu interior. Assim sendo, as entradas e saídas são controladas através de um sistema que consiste numa espécie de cilindro com cerca de meio metro de altura que, quando accionado por um aparelhómetro em tudo semelhante a uma via verde, desce para o interior de uma cavidade, ficando ao nível da estrada e permitindo assim que os carros passem.
Ora, lá vinha eu hoje a descer a Rua S. Pedro de Alcântara, quando viro à direita preparando-me para ultrapassar o dito acesso que permite entrar na Travessa da Queimada.
Logo a seguir à curva, aquilo que aconteceu foi muito rápido...

- Páro o carro (como de costume) imediatamente antes do cilindro de acesso;
- Constato que está um puto completamente descontraído, montado numa bicicleta, de costas para mim e com o seu peso completamente apoiado na perna direita que, por sua vez, está completamente apoiada no dito cilindro;
- Tenho ainda tempo de pensar "Olha... Já foste...";
- Vejo o puto a cair desamparado para a direita quando o cilindro desce;
- ... Apenas para o ver embater contra um outro puto que estava também de bicicleta ao seu lado direito e que, sem ter tempo de transformar a sua perna direita num apoio, caiu redondo no chão...

Ainda saio do carro, e tal... Ninguém se magoou... Ok... Só umas esfoladelas... "Epá, não deviam estar aí...", "Pois não... Desculpe lá..."
Lindo!
Os putos ainda me pediam desculpa...
Hilariante!

Garanto que contado não tem um décimo da piada...

Putos...

Obrigatório!!


Tinha comprado, vi ontem.
É impressionante como um concerto pode, ao mesmo tempo, levar-nos ao êxtase e à depressão, lembrar-nos onde estamos e levar-nos bem longe, lembrar-nos o passado e fazer-nos imaginar o futuro...
Por favor, voltem a montar um espectáculo assim!
Por favor, passem por Portugal!
Por favor! Nem que seja bem caro... Eu pago!

P.S. - E já agora, se puderem fazer as pazes com o Roger Waters, ele que venha também.

Sunday, September 03, 2006

Hail to the (norwegian) police!

Embora com 3 dias de atraso, quero aqui deixar a nota de que foram finalmente encontrados os quadros roubados de Edvard Munch, o mais famoso pintor norueguês. Na passada quinta-feira, dois anos depois do roubo, a polícia conseguiu recuperar os quadros praticamente sem qualquer dano. Entre as obras recuperadas, encontra-se a minha pintura preferida: “O Grito” (representado abaixo), pelo que já posso novamente planear a minha visita ao museu Munch em Oslo.

Coincidência? Don't think so...


Até hoje, "apenas" por duas vezes me roubaram o auto-rádio...
Ontem, perdido nos meus pensamentos, apercebi-me que, se a primeira foi na Calçada da Glória, enquanto estava alegremente em casa do bU, a segunda vez foi algures na Costa do Castelo, enquanto bebia um café com a whatever...
Quero então saber quem é a pessoa que está feita com os meus colegas papagaios no sentido de eles me distrairem enquanto me levam auto-rádios!